Ione Legaspe Della Coletta receberá título de cidadã ararense

Por ter uma trajetória de vida dedicada ao próximo, à família, à solidariedade humana e às artes, a senhora Ioni Legaspe Della Coletta receberá o título de cidadã ararense pelos relevantes serviços prestados à comunidade, através do decreto número 1, de 10 de março de 2011, aprovado pela Câmara Municipal.
Ioni é a segunda filha do casal Afonso Kuhl Legaspe e da professora Judith Ferrão Legaspe. Nasceu em no dia 7 de setembro de 1929 no distrito de Cascavel, atual município de Aguaí no Estado de São Paulo. Chegou em Araras no ano de 1940, junto com seus irmãos e depois de se formar professora começou a lecionar na zona rural da cidade, na Fazenda Santa Cruz, foi também professora primária substituta na escola Cel. Justiniano. Mais tarde deixou a profissão de lado e passou a se dedicar ao lar e família, junto de seu esposo, Aldo Della Coletta, com quem teve quatro filhos: Aldinho, Maria Heloisa, Ana Dalva e Vera Regina.
O serviço voluntário foi constante em sua vida, tendo como referência seu avô, que ajudou a levantar a Vila São Vicente, em Aguaí. Por 15 anos trabalhou na promoção social do Bairro Vila Dona Rosa Zurita; por 10 anos como voluntária na APAE; 25 anos de sua vida foram dedicados ao Hospital do Câncer, na Rede Feminina de Combate ao Câncer Carmen Prudente - sub sede de Araras onde recebeu a honraria Rosa de Ouro; também ajudou os menores do Hospital Boldrini, de Campinas. 
Atualmemte é a primeira-tesoureira da Fundação Asilo Nossa Senhora do Patrocínio e também tesoureira da ABEV (Associação do Bem Estar dos Velhos), onde contabiliza quase 30 anos de trabalho voluntário.  
Ioni tem também um lado artístico aguçado, um dom que lhe foi concedido e que sabe transmitir através de seus incontáveis trabalhos. Sua criatividade nas pinturas em telas foi aperfeiçoada com os conhecimentos técnicos da professora Santa Dezotti, depois a paixão pelo tema flores nasceu das aulas com a professora Mariley Colombini. E assim, deu continuidade aos mais variados segmentos como: restauração de imagens sacras, a decoração dos jantares nos eventos beneficentes, pinturas em cerâmica faiança, a decoração de festas e a ornamentação dos pratos servidos à mesa. A música também faz parte da sua vida, aprendeu teclado, órgão e ainda hoje estuda piano. 
 
Aryana Storoli
Assessora de imprensa/ CMA




Publicado em: 18/03/2011 11:02:00

Publicado por: Imprensa