Vereador Mami - PT parabeniza servidores pelo sucesso da greve

O vereador Mami - PT em seu pronunciamento ontem na tribuna da Câmara parabenizou os servidores públicos pela vitória alcançada. Na ocasião ele elogiou a grande organização com que os servidores conduziram todo o processo que culminou nas negociações que ocorreram na tarde de segunda-feira (18/04/2011), apesar das dificuldades que enfrentaram para que o diálogo fosse estabelecido entre eles e o poder executivo.
Mami ressaltou ainda que a greve é o último recurso utilizado pelos trabalhadores organizados, porque “nenhum trabalhador quer chegar nesse extremo de fazer greve, mas o trabalhador deve lutar por melhores salários e condições de vida, para isso patrão e empregado sentam-se ao redor de uma mesa e negociam.” Mami afirmou que como ex-metalúrgico e sindicalista sabe muito bem o quão importante é a negociação.
A proposta apresentada pelo governo municipal foi aprovada em assembléia pelos servidores públicos e entre os compromissos firmados pelo prefeito está a contratação de uma empresa para realizar a revisão do Estatuto, uma bandeira de luta da categoria. O vereador Mami alertou os servidores para a necessidade de estar constantemente acompanhando o processo de revisão do Estatuto para que este de fato torne legal os direitos que são legítimos da categoria.
Finalizando, Mami afirmou: “Por isso os servidores públicos estão de parabéns pelo movimento, o que vocês conseguiram agora foi uma grande vitória, apesar do reajuste ter sido pequeno. Mas o mais importante é que a partir de agora vocês têm consciência de que é possível lutar pelo seus direitos.”
Abaixo segue lista dos compromissos firmados entre o poder executivo e os servidores públicos e que foram aprovados em assembléia:
Ø Permanência do índice de 5,79% a título de reposição da inflação e mais 0,71% a título de reposição das perdas salariais, totalizando 6,5%;
Ø Os professores ACT's ou servidores públicos municipais em estágio probatório não serão punidos ou prejudicados;
Ø O pagamento do reajuste será retroativo à data-base (março);
Ø Não haverá desconto salarial referente aos dias de greve;
Ø Os servidores participantes da greve voltarão ao trabalho na mesma função que exerciam anteriormente à greve;
Ø Compromisso de negociar todas as particularidades de cada categoria, através de comissão eleita pelos pares;
Ø Compromisso de contratar uma empresa para realizar a revisão do Estatuto dos Servidores Públicos de Araras;
Ø Compromisso de rever os critérios de avaliação funcional (COMPARP);
Ø Compromisso de enviar à Câmara Municipal de Araras o Projeto de Lei que revê os critérios da ARAPREV ainda no mês de abril de 2011;
Ø Compromisso de conceder gratificação no mês de dezembro/2011 aos servidores municipais, caso haja disponibilidade orçamentária e financeira da Prefeitura;
Ø Compromisso de enviar à Câmara Municipal de Araras Projeto de Lei que disciplina o pagamento de 50% do 13º salário no mês de aniversário do servidor. Uma vez aprovado o referido projeto os pagamentos terão início com o novo critério.

Maria Bernadete Fin Ferreira Campos / Marina Ferreira da Silva
Assessoria do Vereador Valdemir Gomes (Mami) – PT