Magda profere palestra sobre métodos anticoncepcionais

A vereadora esclareceu vários pontos relacionados aos direitos assegurados na área da saúde

Alunos do período noturno da Escola do Sesi de Araras puderam conferir a palestra proferida pela vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio (DEM), realizada na quinta-feira (16/06). A atividade teve como tema principal “Os 50 anos da Pílula Anticoncepcional”, mas todos os outros métodos contraceptivos também foram abordados.

Na ocasião, a vereadora esclareceu as dúvidas dos alunos não apenas sobre os métodos anticoncepcionais, mas sobre questões relacionadas como, por exemplo, as Doenças Sexualmente Transmissíveis-DST. Magda é formada em Enfermagem e Pós-graduada em Centro Cirúrgico. Trabalhou por mais de 12 anos com o saudoso Dr. Nelson Salomé, responsável pela realização da marca recorde de 40 mil partos.

Outro assunto de destaque durante o encontro foram os direitos relacionados ao atendimento à saúde no município. Além dos esclarecimentos, a vereadora distribuiu folhetos informativos sobre DST. “Tivemos uma bate-papo descontraído com pessoas adultas e que mostraram bastante interesse sobre os temas abordados”.

Em virtude do interesse sobre o assunto abordado, a vereadora já foi convidada pelos professores e dirigentes da escola, a proferir uma palestra exclusivamente sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST.

Sobre a Pílula Anticoncepcional

O surgimento da pílula anticoncepcional, no início da década de 60, permitiu que a mulher passasse a controlar sua fertilidade, conquistasse liberdade sexual com segurança e praticidade e, mais recentemente, aliasse a contracepção a outros benefícios propiciados pela pílula.

Estudo realizado pelo Instituto Guttmacher, organização de saúde sexual dos Estados Unidos, revela que 80 milhões de mulheres utilizam a pílula anticoncepcional no mundo. O maior percentual de consumidoras reside na Europa e nos Estados Unidos e utilizam o método para planejar o tamanho da família, se dedicar aos estudos e à carreira.

O estudo revela ainda que, na América Central e do Sul, cerca de 16 milhões de mulheres utilizam a pílula anticoncepcional, sendo que as brasileiras usam os contraceptivos orais durante um período maior – entre dois e cinco anos -, enquanto as mexicanas utilizam o método por apenas um ano sem interrupção.

O levantamento do Instituto Guttmacher mostra também que a taxa de contracepção na América Central e do Sul aumentou consideravelmente, de 15% em 1969, para mais de 70% em 2000. No auge dos anos 70, surge a chamada segunda geração de pílulas, com redução significativa da quantidade de hormônios usados nas primeiras versões. No final dos anos 90 é inaugurada a terceira geração da pílula anticoncepcional, com formulações de baixas doses e princípios ativos mais modernos que proporcionam outros benefícios além da contracepção.

Paralelo ao surgimento da pílula, as mulheres iniciaram uma revolução silenciosa e discreta. A taxa de fecundidade brasileira decresce da média nacional de 6,3 filhos em 1960 para 5,8 filhos em 1970, chegando ao patamar de 2,3 filhos em 2000. A região Sudeste foi a que registrou o menor índice de fecundidade, 2,1 filhos por mulher, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com os indicadores da Fundação Carlos Chagas, a participação da mulher no mercado de trabalho ou procurando emprego em 1976 era de 28,8%. Já em 2007, este índice representou um total de 43,6%. Em 2009, dados atualizados do IBGE revelam que o trabalho feminino já corresponde a 45,1% da população empregada no País.

A evolução feminina no mercado de trabalho impactou os índices de fecundidade nas últimas décadas:

População brasileira            (em milhões)*

População economicamente ativa feminina*

Taxa de fecundidade brasileira*

Década de 70

93.139.037

5,8 filhos

Década de 80

119.002.706

4,4 filhos

Década de 90

146.825.475