Palestra no Dia de Combate à Violência contra Idoso acontece na Câmara

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

O Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso foi lembrado em Araras com palestras que aconteceram na manhã desta sexta-feira (15), na Câmara Municipal. O evento foi organizado pela Secretaria de Ação e Inclusão Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e contou com palestras do promotor de Justiça, Leonardo Augusto Gonçalves, do delegado titular do município Dr. Sidney Sully Urbach e do médico Dr. André Abreu Jax.

Os temas tratados foram “Legislação e atuação do Ministério Público”, “Aspectos penais, tipos de violência, notificação de casos e atuação da delegacia de polícia do município de Araras” e “Processo do envelhecimento”.

Prestigiaram o evento, o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Romário Euchário Gouveia, o secretário de Ação e Inclusão Social, José Olavo Paganotti, o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, além dos vereadores Eduardo de Moraes, Erinson Mercatelli e Valdemir Gomes – Mami.

Moraes se pronunciou em nome de todos os edis e comentou sobre os trabalhos realizados pelo poder Executivo e Legislativo que darão um salto na questão de cuidados com idosos na cidade. “Estamos trabalhando para a implantação da Casa Dia para idosos, melhorando atendimento do Cras e Creas, e também promovendo debates junto com a Câmara da Terceira Idade sobre o problema das calçadinhas irregulares que dificultam o passeio de idosos e cadeirantes.”, afirmou.

O vereador Erinson Mercatelli também se manifestou sobre a importância da data para conscientização da população e falou sobre seu projeto de lei que tramita na Casa que instituiu o Dia Municipal da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A data foi instituída com o objetivo de promover a conscientização mundial da existência da violência contra a pessoa idosa pelo Inpea (The International Network for the Prevention of Elder Abuse), instituição que trabalha na defesa dos direitos da pessoa idosa, em parceria com a Organização das Nações Unidas.

Denúncias sobre maus-tratos podem ser feitas no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que funciona na Rua Tiradentes, 102, Centro, próximo ao cruzamento com a Rua América, de segunda à sexta-feira, das 7h30 as 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3547-9307.

Quem preferir também pode procurar a Delegacia da Mulher pelo telefone 3542-8111, acionar o Doac (Departamento de Ouvidoria, Auditoria e Corregedoria) da Prefeitura pelo telefone 156 ou ainda o DDN (Disque Denúncia Nacional) pelo telefone 100.

Aryana Storoli

Assessoria de Imprensa / CMA

Foto 1 –  Público encheu o plenário da Câmara para acompanhar palestras.

Foto 2 – Primeiro palestrante foi Dr. André Abreu Jax.

Foto 3 – Segundo palestrante foi o promotor de Justiça Leonardo Augusto Gonçalves.

Foto 4 – Terceiro palestrante o delegado titular do município Dr. Sidney Sully Urbach.

Foto 5 – Vereador Erinson durante pronunciamento.

Foto 6 –  Vereador Moraes durante pronunciamento.

Créditos: Aryana Storoli / CMA

Publicado em: 15/06/2012 15:27:00