Cerca de cem pessoas participam de Audiência Pública sobre animais

Visualize fotos Visualize fotos

Cerca de cem pessoas participaram na noite de ontem, terça-feira, dia 16, da Audiência Pública sobre o bem-estar animal e políticas públicas de zoonoses para o município de Araras. O evento foi realizado no Plenário vereador “Bruno Moysés Baptistella” e organizado pelos integrantes da Comissão Temporária de Assuntos Relevantes, composta pelos vereadores Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB- Partido da Social Democracia Brasileira), Eduardo Elias Dias, o Dú Segurança (PHS- Partido Humanista da Solidariedade), Eder Donizetti Muller (PSDC- Partido Social Democrata Cristão), Marcelo de Oliveira (PRB- Partido Republicano Brasileiro) e Mario Corrochel Neto, o Bonezinho (PP-Partido Progressista).

A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande, presidente da Comissão Temporária de Assuntos Relevantes, presidiu a Audiência, juntamente com o vereador Marcelo de Oliveira. Fizeram parte da mesa o promotor de justiça, Dr. Gustavo Andreato, que na ocasião representou o Ministério Público e o 1° Promotor de Justiça de Araras, Dr. Leonardo Augusto Gonçalves, que justificou a ausência por estar de licença devido a problemas pessoais, a diretora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Edna Pereira dos Santos, o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Animais, Alberto Dalla Costa, o presidente da Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais (SAPA), Henrique Oliveira, representando a ONG “Sempre ao seu lado”, Aidil Gasparotto e Trycia Fontanetti, representando o “Portal São Francisco de Assis”. O veterinário responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses de Araras (CCZ), Anderson Dellai Mathiensen, havia confirmado presença, mas não esteve no evento.

Além dos vereadores integrantes da Comissão de Assuntos Relevantes, estiveram presentes os vereadores Breno Zanoni Cortella (PT-Partido dos Trabalhadores), presidente da Câmara Municipal de Araras, e Valdevir Carlos Anadão, o Professor Dê (PT).

As autoridades presentes, em seus discursos se mostraram abertos a ouvir as sugestões e de atender as reivindicações propostas durante a Audiência. As propostas principais elencadas pelos presentes foram a volta das campanhas de castração nos bairros, identificação dos animais por chip, reformulação estrutural e administrativa do Canil Municipal, além de uma campanha sobre a posse responsável dos animais. Henrique Oliveira, durante seu discurso na tribuna explicitou: “Os animais devem ser chipados e o número de castrações no município deve ser maior.”

“Parece que o Poder Público considera os protetores dos animais do município como inimigos. Tem que ser feita uma reformulação nos planos e na administração em relação a causa animal.”, comentou a representante do “Portal São Francisco de Assis”, Trycia Fontanetti.

A Audiência foi transmitida ao vivo pela internet, e está disponível para download no site da Câmara Municipal de Araras, o www.araras.leg.sp.br.

Durante a realização do evento, foi aberto o espaço para a participação dos presentes, onde foram levantadas questões que vão ser inseridas, juntamente com as recebidas por intermédio do site da Câmara de Araras através do botão de sugestões, elencadas no relatório final. A população pode elencar as sugestões até o final da semana no site da Câmara.

Aidil Gasparotto, no final de seu discurso utilizou uma frase de Leonardo da Vinci: “Chegará o dia em que um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade.”.

Após a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes finalizar a produção do relatório final, o mesmo vai ser encaminhado para todos os vereadores e aos representantes dos poderes Executivo e Judiciário.

 

Legendas:

Foto 1- Mesa diretiva da Audiência Pública.

Foto 2- As reivindicações foram elencadas também em forma de cartazes de faixas.

 

Assessoria da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande

 




Publicado em: 17/07/2013 10:52:00

Publicado por: Imprensa