Bandeira do Mercosul é hasteada na Câmara de Araras

Visualize fotos Visualize fotos

A Câmara Municipal de Araras realizou na manhã de terça-feira (16) a solenidade de hasteamento da bandeira do Mercosul, juntamente as bandeiras Nacional, do Estado e do Município. O hasteamento segue a lei 12.157 de 23 de dezembro de 2009 que altera o artigo 13 da lei 5.700 de 1° de setembro de 1971. A lei federal determina que as instituições públicas devem realizar o hasteamento da bandeira que representa o bloco regional de países.

A cerimônia aconteceu no pátio externo da Câmara, onde estão localizados os mastros das bandeiras e contou com a participação de atiradores do Tiro de Guerra 02-053 de Araras e de seu chefe de instrução, subtenente Jorge Antônio Marcolan.

Esteve presente o vice-prefeito, Carlos Alberto Jacovetti, que representou o prefeito Nelson Dimas Brambilla. Também participaram da solenidade o presidente do Legislativo, vereador Breno Cortella (PT) e os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eder Muller (PSDC), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Erinson Mercatelli (PSB), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT). Também prestigiaram o evento secretários municipais, de Governo e Relações institucionais, Eduardo de Moraes, de Comunicação, Rafael Faria e de Segurança Pública e Defesa Civil, general João Tranquilo Beraldo. Diversos funcionários da Câmara e visitantes também acompanharam o ato.

Para o presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Breno Cortella, a inclusão da Bandeira do Mercosul valoriza a organização sul-americana. "Como órgão publico brasileiro o Poder Legislativo de Araras contribui com o fortalecimento da integração latino-americana", ressalta.

O hasteamento das bandeiras foi realizado pelas autoridades presentes na solenidade. O vice-prefeito, Carlos Jacovetti hasteou a bandeira Nacional e o presidente da Câmara, Breno Cortella, hasteou a bandeira do Mercosul. O general-de-brigada da reserva do Exército Brasileiro e secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, João Tranquilo Beraldo hasteou a bandeira do Estado de São Paulo. E o 1º Sargento do Corpo de Bombeiros de Araras, Luzimar José Silvério da Silva, hasteou a bandeira do Município. As bandeiras foram conduzidas e afixadas aos mastros por atiradores do Tiro de Guerra.

A disposição das bandeiras foi seguida de acordo com outros órgãos públicos e orientação de membros do Comitê Nacional do Cerimonial Público (CNCP), que determinam o hasteamento da bandeira do Mercosul ao lado bandeira Nacional.

Atualmente compõem o Mercosul os países Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela, sendo este membro pleno desde 12 de agosto de 2012. Os Estados Associados do Mercosul são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. Há também os países membros observadores, México e Nova Zelândia.

Segundo Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, o Paraguai está suspenso temporariamente desde junho de 2012 por decisão unânime dos líderes regionais. A suspensão foi ocasionada porque os presidentes dos países que integram os blocos regionais concluíram que houve o rompimento da ordem democrática durante o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo.

Na semana passada os países do Mercosul revogaram a suspensão aplicada ao Paraguai, que poderá voltar ao bloco a partir do dia 15 de agosto, quando tomará posse o presidente eleito Horacio Cartes. A readmissão foi decidida na reunião de cúpula dos presidentes que ocorreu no dia 12, em Montevidéu, mas só ocorrerá efetivamente se Cartes estiver de acordo.

A bandeira do Mercosul foi hasteada pela primeira vez no Brasil em 9 de julho de 2004, quando nosso país assumiu a presidência do grupo de países pelos 6 meses regulamentares.

Publicado em: 18/07/2013 04:36:00