Assentamentos Rurais recebem melhorias e apoio da Câmara

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

Na tarde de quarta-feira (18) o presidente da Câmara Municipal, Breno Cortella (PT) e os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT) e Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) participaram de evento no Centro Comunitário dos Assentamentos Rurais de Araras. Na ocasião foram entregues melhorias feitas pela Prefeitura e pelo Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo). O presidente do Legislativo também fez apresentação de proposta de projeto de lei de denominação das estradas rurais da região, que atende solicitação dos assentados.

O evento contou também com a presença do vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, do diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Aurélio Pilla Souza; do presidente da Associação Terra Boa Cleiton Aparecido Krepischi; de secretários municipais e moradores da região.

As melhorias e as denominações foram pedidas pelos próprios moradores em reuniões realizadas com representantes da administração municipal e do Itesp.

Entre as melhorias realizadas estão implantação de lombadas ao longo da vicinal que dá acesso aos Assentamentos para reduzir a velocidade dos veículos e também o alargamento de uma curva da estrada, garantindo mais segurança no trânsito.

As obras envolvem também a concretagem da área onde os produtores associados à Coaaf (Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e Região) fazem a entrega de alimentos no Centro Comunitário. A produção agrícola é destinada a programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o Pnae (Programa de Merenda Escolar), realizados por meio de convênio entre a Coaaf, a Prefeitura e o Governo Federal.

No evento também foi assinado o termo de uso de área onde fica o galpão do Centro Comunitário, do Itesp para a Associação "Terra Boa" dos Assentamentos Rurais de Araras.

A proposta de projeto de lei elaborada pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella, visa denominar as estradas rurais dos Assentamentos Araras I, II, III, IV e Saltinho, proporcionando maior facilidade na localização de cada lote. Inclusive para a entrega de encomendas, atendimentos de urgência-emergência, entre outros benefícios. O vereador distribuiu mapa com a proposta final dos nomes das estradas. Conforme decisão dos assentados, as ruas receberão nomes de diferentes árvores. Com a concordância do Itesp e dos assentados, o projeto de lei deverá ser protocolado na Câmara nos próximos dias.

Publicado em: 19/09/2013 14:57:00