Entidades são declaradas de Utilidade Pública

Três entidades de Araras foram declaradas de Utilidade Pública na sessão ordinária desta segunda-feira, 6 de março. Todos os projetos foram aprovados pelos vereadores por unanimidade que reconhecem o trabalho feio por cada uma delas.

O primeiro projeto é de autoria do Poder Executivo Municipal e contempla a Associação de Suporte e Integração do Menor (Assim), voltada ao atendimento dos adolescentes na faixa etária de 12 a 21 anos com o desenvolvimento de medidas sócio-educativas.

Todos os integrantes desse trabalho foram encaminhados pela Vara da Infância e Juventude de Araras e egressos das medidas de internação e semi-liberdade na Febem. Paralelamente a Assim orienta e auxilia a família dos jovens no sentido de interagir adequadamente para preservar o vínculo familiar objetivando promover o crescimento e amadurecimento dos adolescentes no sentido biopsicossocial.

Do Poder Legislativo foram dois projetos. O primeiro, de autoria do vereador Irineu Norival Maretto (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Araras, é para a Associação Viva a Vida – Mulheres Portadoras de Patologia Mamária de Araras (Avivar).

Essa entidade foi fundada em setembro de 2002 e estabeleceu como objetivos dar apoio e orientação aos problemas psico-sociais apresentados pela mulher portadora de patologia mamária, articular recursos para a constituição de fundos destinados ao financiamento de atividades junto ao grupo e facilitar e firmar intercâmbio e convênios com grupos congêneres, associações e instituições oficiais e particulares, nacionais ou estrangeiras.

Visa também estabelecer, junto aos poderes públicos competentes, o cumprimento dos direitos constitucionais de amparo à mulher portadora de patologia mamária e implantar um banco de dados, não só para o grupo, mas para que toda a comunidade tenha conhecimento da patologia problemática relacionada com a neoplasia de mama, objetivando a prevenção.

Por fim, também foi contemplada a Arapec – Associação Araras pelos Portadores de Especiais Cuidados, numa iniciativa do vereador Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PTB).

Esse grupo tem como objetivo congregar os esforços das famílias, profissionais, técnicos, especialistas e simpatizantes, buscando assegurar às pessoas portadoras de cuidados especiais o pleno exercício da cidadania, para promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas consideradas especiais promovendo a integração social à crianças, adolescentes, jovens e adultos, desfavorecidos economicamente, sem restrição de cor, raça, sexo, credo político-religioso e, ou qualquer outro tipo de discriminação, por tempo de duração indeterminado.

Durante toda a sessão a presidente da Arapec esteve presente acompanhada de alguns membros da entidade. Ao final da reunião, com a aprovação unânime, Valquíria Cristina Bera comemorou e disse que essa conquista vai facilitar o trabalho.




Publicado em: 31/07/2006 11:29:00

Publicado por: Imprensa