Vereadores entregam contratos para futuros moradores do Residencial “Portal do Sol”

Na quinta-feira (11), 435 famílias receberam os contratos, já registrados em cartório, das moradias dos 1º e 2º lotes do Residencial “Portal do Sol”, empreendimento construído na Avenida Via Novela, ao lado do Residencial “Warley Colombini”, na zona leste. Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Breno Cortella (PT), o vereador Carlos José da Silva Nascimento -Zé Bedé (PT) e vereadora Magda Carbonero Celidório (PSDC).

O prefeito Nelson Dimas Brambilla, o presidente da Emhaba (Empresa Municipal de Habitação de Araras) Jackson de Jesus, os secretários da administração, o gerente da Infratécnica Roberto Latorraca e os engenheiros da empresa, Mário Bertelli e Tiago Pacheco também participaram do evento.

O residencial é construído por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. As famílias assinaram os contratos em fevereiro e junho deste ano. A entrega das chaves deve ocorrer no primeiro semestre de 2015. Ao todo, o empreendimento contará com 694 unidades, construídas em três módulos.

As moradias são destinadas a famílias com renda mensal que varia de R$ 1,6 mil a R$ 3,9 mil e a seleção foi realizada diretamente pela Caixa Econômica Federal, por meio de cadastro no Portal da Casa Própria - o mesmo que selecionou os moradores para o Residencial “Warley Colombini”.

O residencial oferece dois modelos de casas: uma com 52m² (dois dormitórios) e outra com 62m² (três dormitórios). Nos dois casos, as residências contam ainda com sala, cozinha, banheiros e área de serviço. A metragem total do terreno é de 160m², o que possibilita futuras ampliações.

De acordo com informações da Infratécnica, empresa responsável pela construção do empreendimento, 40% das obras do 1º módulo foram concluídas e estão em fase de cobertura com telhas e madeiramento. Já no 2º módulo, as obras estão na fase de alvenaria.

O presidente da Câmara Municipal de Araras Breno Zanoni Cortella também falou dos esforços dos Poderes Executivos e Legislativos para que a construção de moradias fosse consolidada em Araras. “Tem muita gente a favor da construção de moradias populares, mas também tem muitas pessoas contra. Tivemos vários embates nas sessões camarárias para que todos vocês fossem beneficiados”, destacou Breno.

O prefeito Nelson Dimas Brambilla destacou os obstáculos enfrentados pela administração para proporcionar moradia a quem precisa. “Os proprietérios de terra em Araras não querem a construção de moradias populares, mas com muito trabalho do Executivo e do Legislativo conseguimos reverter esse quadro. Atualmente, são 3.000 moradias entregues e em construção em Araras e, até 2016, pretendemos entregar mais 2.000, totalizado 5.000 casas. Isso é praticamente uma nova cidade do tamanho de Ipeúna. Desejo sorte e que vocês possam criar seus filhos com conforto e tranquilidade em suas novas casas”, afirmou.

Fim do aluguel

A Prefeitura de Araras tem trabalhado intensamente para beneficiar as famílias ararenses e proporcionar habitação para todos. Muitas das famílias selecionadas deixarão de pagar o aluguel e com isso, poderão economizar mais dinheiro e ter mais qualidade de vida.

O vendedor Waldir Antonio Côrrea e Cleide Tonetto Correa, após perderem duas casas, poderão ter a chance de conquistar uma nova moradia. “Pagamos aluguel há 15 anos e já tivemos duas casas. Estou muito contente, pois pagaremos uma prestação mais baixa que o aluguel, além de saber que o investimento será aplicado em algo que é nosso”, disse Waldir.

Já o auxiliar de produção Rodrigo Alves Freitas e sua família moram com seus pais e não vê a hora de conquistar seu própria “cantinho”. “Sou casado há um ano, e desde 2011, estou trabalhando para conseguir uma casa própria. Esta iniciativa da Prefeitura e do Governo Federal é muito válida, pois proporciona um financiamento que sai muito em conta. Se eu fosse comprar um terreno e depois gastar mais para construir, não iria conseguir”, ressaltou Rodrigo que levou o filho Riquelme para receber o contrato.

Mais moradias

Além do Jardim “Portal do Sol”, que conta com 694 unidades, outros dois novos empreendimentos estão em construção atualmente em Araras, destinados a famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil.

São mais 1.128 moradias divididas entre os futuros residenciais “Prefeito Milton Severino” (680 unidades) – Jd. Aeroporto, e “Prefeito Jair Della Coletta” (448) – Jd. das Orquídeas, viabilizados pelo Governo Federal e pelo Governo Estadual.

As famílias interessadas nas moradias já retiraram senhas para atendimento na Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania e também na Emhaba, visando a inscrição no Cadastro Habitacional Municipal para participar do processo seletivo.

Araras terá ainda mais 212 apartamentos que estão sendo construídos pela CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, também próximo ao Residencial “Warley Colombini”.

Nos últimos dois anos, a Prefeitura já entregou mais de 1 mil moradias populares em parceria com o Governo Federal. São 368 apartamentos no Condomínio “Arnaldo Mazon”, 216 no Condomínio “Victório Arthur Corrocher” e outras as 518 moradias no Residencial “Warley Colombini”.

A previsão é que até 2015 a atual administração chegue a marca de 3.136 moradias construídas, beneficiando aproximadamente mais de 12 mil pessoas.

Com informações Secom

Publicado em: 15/09/2014 14:53:00