Câmara participa de entrega de obras para melhorias na captação de água do Rio Mogi

A Câmara Municipal, representada pela presidente Magda Carbonero Celidorio (PSDC), participou na quinta-feira (20) da entrega das obras de modernização do Sistema de Captação de Água Bruta do Rio Mogi Guaçu – "Karl Arthur Bolliger".

A solenidade contou também com a presença dos vereadores Breno Zanoni Cortela e Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT), do prefeito Nelson Dimas Brambilla, do vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, além de secretários municipais, imprensa em geral e convidados.

Foram homenageados Karl Arthur Bolliger (falecido), gerente da Nestlé durante o processo de negociação e construção do sistema de captação de água; Edmar Luz (falecido), primeiro bombista; Ari Buchiddid de Camargo, engenheiro da Nestlé; Valdemir Gesuíno Zuntini, então prefeito na época da negociação entre o município e a empresa e no início das obras; professor Milton Severino (falecido), prefeito que colocou o sistema em operação; Antonio Carlos Belotto, prefeito quando as obras foram concluídas; Dácio Carneiro, presidente do Saema durante o período da obra; Wagner Luiz Colombini, presidente da autarquia que deu início às negociações e acompanhou as obras; e jornalista Valentim Viola, presidente do Saema quando o sistema começou a funcionar.

Foram prestadas homenagens também aos atuais bombistas João Batista Silvino, Francisco Luiz Rodrigues (Chico) e José Wagner Saldanha (Binha), além de Paulo Henrique Emygdio Pereira, mecânico responsável pelos serviços.

No local, foram feitas reformas de modernização como a substituição de duas bombas, instalação de uma terceira e adequações elétricas, hidráulicas e civis. O investimento realizado no sistema proporcionou que os lendários 200 litros de água captados por segundos (média de 17 milhões de litros de água por dia) passassem para 340 litros/segundos, elevando para uma média de 29 milhões de litros/dia.

Atualmente, cerca de 80% da água captada em Araras vem do Rio Mogi Guaçu; o restante é captado das represas – antes disso, a situação era inversa. A medida proporcionou, inclusive, que fosse feita uma reserva maior da água dos reservatórios durante o período.

A presidente Magda parabenizou a administração e o Saema pelo investimento. "Quero parabenizar a cada funcionário do Saema que trabalha diariamente para que a água chegue até a nossa população. Também precisamos ter a consciência de sempre economizar água, ainda mais nesse período de estiagem que enfrentamos", disse.

Publicado em: 21/08/2015 11:18:00