Baiano sugere parceria com Berço da Fraternidade

O vereador Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PTB) deve sugerir à Prefeitura de Araras uma parceria com o Berço da Fraternidade. Em visita ao local nesta semana, o vereador constatou que muitos equipamentos existentes na entidade estão inutilizados, podendo ser fonte de aprendizado e renda para os seus moradores.
A instituição, já considerada a maior família do Brasil, surgiu do propósito do casal Luiz e Clorinda Bertoline, já falecidos, em adotar crianças carentes. Com o tempo formou-se um sítio com moradias e estrutura para manter o local, mas atualmente 13 casas estão desocupadas, além de dois barracões, com 400 metros quadrados cada um. Situação de abandono também é registrada na Padaria Artesanal, doada pelo governo do Estado de São Paulo e no gabinete dentário.
Pela falta de estrutura para manter o projeto, moram no Berço da Fraternidade apenas sete crianças, com idade entre oito e 13 anos, além de dois adultos cadeirantes e outras duas pessoas com problemas neurológicos.
“É triste ver essa situação. Um projeto que nasceu com propósitos grandiosos ser hoje sinônimo de abandono”, reflete o vereador. Apesar dessa situação, Baiano concorda que o local é bem administrado e limpo. “O que falta é um projeto social”, completa.
Entre as sugestões do vereador estaria a ocupação das casas como moradia transitória pelo Conselho Tutelar. Quanto aos barracões deveriam ser utilizados para cursos técnicos (teóricos e práticos).
Baiano se comprometeu a encaminhar um breve resumo dessa visita à Secretaria Municipal de Promoção Social pedindo um apoio maior para a entidade que é declarada de utilidade pública pela Câmara de Araras desde 1973.
Durante a visita, Baiano esteve acompanhado do gerente da Incubadora de Empresas de Araras, Jerônimo Fonseca.

Publicado em: 21/06/2007 10:26:00