Roberto Calixto é o mais novo cidadão ararense

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

O engenheiro civil Roberto de Barros Calixto é o mais novo cidadão ararense. Ele entrou para o rol de agraciados na última sexta-feira, 22 de junho, ocasião em que recebeu a honraria proposta pelo vereador Romildo Benedito Borelli, o Baiano da Farmácia (PTB).
O plenário da Câmara estava tomado por convidados da cidade e também de outras cidades da região que acompanham o trabalho de Calixto pela Intervias, concessionária que administra as rodovias da região e que pertence ao grupo OHL do Brasil. Boa parte dos presentes ainda foi formada pelos familiares do homenageado. Todos vindos de Passos/MG, cidade em que Calixto nasceu.
Também esteve presente o deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) e o empresário José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, diretor presidente da OHL Brasil, além de políticos de Araras e dos vereadores que aprovaram a homenagem.
A concessão de Título de Cidadania é uma homenagem a pessoas, que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao município, ou nele se destacado pela atuação exemplar na vida pública e particular. É necessário que a pessoa resida em Araras há mais de cinco anos, com exceção para as autoridades públicas ou outra pessoa que tenha prestado algum serviço relevante à cidade ou participado de alguma atividade que promova o nome de Araras.

Memórias
            Roberto de Barros Calixto graduou-se em engenharia civil em 1976, pela Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais. Antes de trabalhar na Intervias, atuou na Construtora Andrade Gutierres por 22 anos. Responsável pelo setor de projetos e obras da Intervias, coordenou a implantação de várias obras na cidade, como o contorno de Araras, que faz a ligação entre a SP 330 (Anhanguera) e a SP 191 (Rodovia Wilson Finardi).
Toda essa trajetória foi lembrada durante os discursos das autoridades presentes e das pessoas escolhidas pelo próprio Calixto. Entre estas pessoas estiveram o irmão Paulo e o amigo Evandro Figueiredo, com quem trabalha na Intervias. Ambos enfatizaram os valores humanos do homenageado e sua forma simples de tratar as pessoas.
José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), que conduziu a cerimônia, mostrou-se satisfeito com a homenagem enaltecendo o carinho que Calixto sempre dispensou para Araras desde que chegou na cidade em 1999. “Ele adotou a cidade, da mesma forma que Araras o acolheu”.
Ao agradecer a homenagem Calixto se emocionou e revelou que não pretende deixar a cidade. “Desde o início vi que tinha feito a escolha certa, pois aqui encontrei qualidade de vida, tranqüilidade, conquistei amizades verdadeiras e aprendi a admirar cada canto deste município repleto beleza e prosperidade. É o meu porto seguro, onde eu me inspiro, reflito, cresço pessoalmente e profissionalmente”.

Publicado em: 25/06/2007 09:46:00