Uso de mata-mato e condução de cães sem focinheira foram temas da Tribuna Livre

Visualize fotos

O munícipe Adonias Torquato de Oliveira ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Araras na 2ª Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira, dia 13 de fevereiro, para falar de assuntos relacionados à dengue, mato alto e condução de cães nos passeios públicos do município.

Adonias mostrou-se preocupação com a proliferação do mosquito da dengue por causa dos inúmeros terrenos com mato alto espalhados pela cidade. De acordo com o munícipe, a prefeitura tem feito fiscalização nas casas e em estabelecimentos comerciais, porém, os fiscais deixam de examinar os terrenos que possuem grande quantidade de mato e sujeira, que segundo ele pode ser um criadouro do mosquito transmissor da doença.

Durante o pronunciamento, o munícipe sugeriu para que a prefeitura intime os proprietários de terreno para que eles limpem o local sem o uso de produtos tóxicos, os quais são proibidos por uma lei estadual e podem causar danos às crianças, pássaros e animais. “Tem muita gente que utiliza o mata-mato para limpar seus terrenos e isso pode causar sérios riscos a saúde pública, sugiro aqui uma atuação mais enérgica das senhoras e dos senhores vereadores para que esses produtos sejam abolidos e que os proprietários de terrenos que utilizarem sejam punidos”, disse.

Focinheira

Também na Tribuna Livre, o Sr. Adonias pediu para que as pessoas coloquem focinheiras em animais de grande e médio porte quando for passear com os mesmos pela cidade. Segundo ele, a população precisa cumprir a lei que foi criada no dia 3 de Agosto de 2005 pelo então vereador Pedrinho Eliseu, a qual exige a utilização do equipamento, além de guias curtas e coleiras. O munícipe exigiu ainda que as pessoas levem consigo uma sacolinha para limpar as sujeiras feitas pelos animais. 

Os vereadores elogiaram a participação de Adonias na Tribuna Livre. Para o vereador Romildo Benedito Borelli (PSD), a prefeitura não usa o mata-mato e quanto aos animais sem focinheiras sugeriu que a prefeitura faça mais fiscalização para coibir esse tipo de ação. O vereador Francisco Nucci Neto (PR) também lembrou que é proibida a utilização de mata-mato e pediu punição com multa para quem desrespeitar a lei. O vice-presidente da Mesa Diretiva Carlos Alberto Jacovetti (REDE) pediu punição para quem compra e para quem vende o produto clandestinamente.

Sobre a falta de focinheira nos animais que circulam pelos passeios públicos, o vereador Jackson de Jesus alertou a população para que cumpra a lei. O vereador Marcelo de Oliveira também pediu uma fiscalização maior em cima da lei e o vereador José Roberto Apolari (PTB) disse que já presenciou um animal atacando uma senhora e que vai levar a sugestão de se haver mais fiscalização junto ao Poder Executivo.

 

 

Com informação da Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Araras




Publicado em: 14/02/2017 19:15:00

Publicado por: Imprensa