Vereadores entregam moção de congratulações em comemoração à Semana da Síndrome de Down

Visualize fotos

Em comemoração a Semana do Município instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) com a finalidade de combater a diferença e mobilizar a sociedade para que as pessoas com Síndrome de Down sejam inseridas no convívio da sociedade, os vereadores Marcelo de Oliveira (PRB), Jackson de Jesus (PROS) e Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) entregaram moção de congratulações a alguns estudantes com Síndrome de Down durante a 8ª Sessão Ordinária na última, segunda-feira (27), na Câmara Municipal de Araras. Pais dos alunos e professores também estiveram presentes na Sessão.

Os homenageados foram: Igor Ferreira de Andrade de 20 anos, estudante da escola Ettore Zuntini, ele sonha em ser baterista, adora música e capoeira. Ryan Christyan Praxedes de Aquino tem 15 anos e é estudante da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), adora navegar na internet e tem muito talento em desenhar. Alcides Sottini Junior tem 37 anos, frequenta o Sítio Arco Íris e tem paixão pela pintura. Pietro Jorge Padilha tem três anos e frequenta a EMEI Pedro Ângelo Longhi e Nathan Henrique Santana Martins também de três anos é aluno da Creche Professor Odorico Biason.

21/03 ficou estabelecido o Dia da Síndrome de Down em todo o planeta. A data é uma alusão à alteração genética no cromossomo 21 e que deveria ser formado por um par, mas no caso das pessoas com essa síndrome, aparecem com três cromossomos número 21, à trissomia.

A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) que ministrou aula para esses jovens explica que cada vez mais eles estão em evolução. “Tive o prazer de dar aula para esses jovens portadores de Síndrome de Down e pude perceber a evolução deles, sei que muitas barreiras precisam ser quebradas, mas hoje vemos esses jovens trabalhando, estudando, chegando a universidade e até formando família”, disse.

O vereador Jackson de Jesus disse ser uma de suas maiores alegrias homenagear esses jovens. “É importante deixar claro para a sociedade que a Síndrome de Down não é uma doença, é apenas uma diferença e elas podem conquistar o que elas quiserem, hoje temos portadores de Síndrome de Down jornalistas, esportistas e eles são especiais por darem alegrias às famílias que convivem”, declara.

Para o vereador Marcelo de Oliveira conviver com esses jovens é um privilégio dos pais. “A inclusão faz parte da vida, são pessoas maravilhosas, são anjos que Deus manda para as nossas famílias que é para estendermos as mãos, estarmos juntos e acolhê-los com muito carinho, aos pais desejo força, fé e muito amor”, discursa.

 

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA




Publicado em: 28/03/2017 12:02:00

Publicado por: Imprensa