Iluminação da Câmara Municipal de Araras ficará azul neste mês de Abril para lembrar o autismo

A secretária municipal de educação de Araras, Mariana Mani Moura solicitou, por meio de ofício, para que a iluminação da fachada da Câmara Municipal de Araras seja trocada por lâmpadas azuis neste mês de abril para lembrar a conscientização do autismo. O pedido foi prontamente atendido pelo presidente da Casa Legislativa, o vereador Pedro Eliseu Sobrinho.

Quem passar pela região, no período noturno, poderá conferir desde o dia 1º de abril, a iluminação azul da Câmara Municipal de Araras. No último dia 2 comemorou-se o Dia Mundial do Autismo, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 2008 com a finalidade de despertar na população do mundo inteiro sobre a conscientização da síndrome.

Já tramita nas Comissões Permanentes da Casa, um Projeto de Lei de autoria da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), que institui oficialmente em Araras o mês de Conscientização do Autismo. Após o processo de apreciação nas comissões, o Projeto será encaminhado para votação em Sessão Ordinária.

De acordo com o texto do Projeto da vereadora, são mais de 70 milhões de autistas em todo o mundo, sendo que quase dois milhões são brasileiros. Pessoas portadoras dessa doença normalmente encontram dificuldades para expressarem seus sentimentos e muitos têm dificuldade em se comunicar e não convivem com barulho. O autista possui interpretação diferente em relação às imagens, sons, cheiros e outras sensações do cotidiano.

Em Araras, além da Câmara Municipal, monumentos e prédios públicos da cidade estão iluminados de azul, essa foi uma maneira de chamar a atenção da sociedade para a reflexão sobre a síndrome. O azul foi definido como a cor símbolo do Autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos – na proporção de quatro meninos para cada menina.

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA

Publicado em: 03/04/2017 12:17:00