Vereadores Jovens são entrevistados na TV Mix

Foi exibida na noite de segunda-feira, com reprise nesta terça-feira, às 12h30, a entrevista dos vereadores jovens Mário Corrochel Neto e Raquel Abdala Criaradia no programa Mix Cidade, da TV Mix, localizada em Limeira.
Apresentado pelo jornalista Ivan Schutzer, o programa é composto de várias entrevistas, e na conversa com os vereadores jovens, o assunto foi a Câmara Jovem de Araras. Logo na abertura, Schutzer falou da falta de moralidade que ronda a política nacional, dos escândalos em Brasília e da falta de postura de alguns políticos. “Mas também existem bons exemplos. Algumas iniciativas precisam ser valorizadas. E é por isso que hoje nós recebemos esses vereadores que integram a Câmara Jovem de Araras”, completou ele.
O projeto Câmara Jovem foi criado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) quando ele também exercia a presidência na Legislatura passada e destina-se aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de esclarecer os estudantes sobre os procedimentos usados para a elaboração de uma lei sobre a fiscalização do município.
A entrevista teve cerca de 15 minutos. Ora tímidos, ora seguro de suas respostas, Mário e Raquel explicaram o funcionamento da Câmara Jovem. Falaram da possibilidade de apresentar indicações, requerimentos e moções e até dar idéias que projetos que depois podem ser aproveitados pela Câmara Municipal.
Um dos exemplos citados por Mário foi a forma sobre como nasceu o Projeto de Iniciativa Popular, pelo retorno da merenda. “Foi uma motivação dos vereadores da Câmara Jovem no ano passado. Embora ele não tenha sido aprovado, por questões inconstitucionais”. Outro exemplo dado por ele foi uma indicação ao prefeito Luiz Carlos Meneghetti para que criasse um cursinho pré-vestibular gratuito, voltado aos jovens carentes. “Isso ainda esse ano vai ser realidade”, completou.
Raquel foi questionada sobre a forma como foi escolhida para ser vereadora jovem. O projeto foi inspirado no Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, e entidades participantes, indicam três jovens, sendo um titular e dois suplentes. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.
“Mas no caso da minha escola ninguém tinha mostrado interesse. E numa conversa com a minha irmã ela me incentivou. Uma amiga resolveu ser suplente e desde então eu recebo o apoio de toda a escola”, contou ela.
Schutzer então disse que é em função de tantas coisas erradas que muitas pessoas, de boas intenções, deixam de entrar na política por desacreditar de seu verdadeiro papel. “E acaba sobrando espaço para os aproveitadores, sem generalizar, pois ainda existem políticos de bem, e a Câmara Jovem é um exemplo disso”.
Ao final da conversa, Mário e Raquel ganharam palavras de incentivo para não desistirem e perseverarem no ideal de sempre fazerem o melhor para sociedade. “Levem o meu abraço aos demais companheiros de vocês e aos vereadores da Câmara de Araras”, encerrou o apresentador.




Publicado em: 31/07/2006 11:58:00

Publicado por: Imprensa