A união das Forças de Segurança do município aponta queda na criminalidade em Araras

Visualize fotos Visualize fotos

O prefeito Pedro Eliseu Filho (PSDB) e os vereadores Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), Eduardo Elias Dias (PHS), Marcelo de Oliveira (PRB), José Roberto Apolari (PTB) e Romildo Benedito Borelli (PSD), foram informados durante a entrevista coletiva do prefeito e dos parlamentares, na última segunda-feira (09), no Gabinete do Paço Municipal, que a cidade de Araras teve queda nos índices de criminalidade nos primeiros meses deste ano. Isso se deve ao trabalho em conjunto da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Civil.

O capitão Helington Ilgges da Silva, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Araras, anunciou que Araras teve queda nos índices de criminalidade no primeiro trimestre de 2018, se comparado com o mesmo período do ano passado conforme apontou os indicadores da criminalidade do Programa São Paulo contra o Crime, da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Os crimes aferidos pelo comando da PM que há metas pré-estabelecidas para cada cidade são os de roubo/furto de veículos e roubos em geral e letalidades (mortes). Segundo o capitão Ilges, Araras atingiu as metas neste primeiro trimestre.

Na prática, em 2017 Araras registrou 2 vítimas de letalidades, quando em 2018, no primeiro trimestre, 0. No quesito furto de veículos, o município registrou 87 em 2017. Já neste ano, 77. Já no roubo de veículos, no ano passado foram 19 e, este ano, apenas 5. Totalizando em 2017 106 veículos furto/roubo, e em 2018, 82. “Gostaríamos, é claro, que esses números fossem zerados, mas isso é raro de acontecer. Temos cidades com o mesmo número de habitantes onde vemos de 18 a 25 roubos de veículos por mês. Nós, 5 em 90 dias. Isso é uma redução criminal muito significativa. Além de reduzirmos, cumprimos, de fato, a meta estabelecida pelo Estado”, disse o capitão.

De acordo com os dados, Araras tinha uma média histórica de 30 roubos por mês até 2016, por 12 anos consecutivos. A partir de 2017, trabalhando com as forças de segurança unidas, o município fechou em 61 em 90 dias. “O balanço nos mostrou isso. De 30 roubos por mês, conseguimos baixar isso para 20. Sem dúvida é reflexo do trabalho conjunto da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Civil. Temos que fazer a nossa parte e trabalhar, para cada vez mais, diminuir o indicador criminal de Araras trazendo a sensação de segurança”, comenta Ilges. Estiveram presente na coletiva com a imprensa o delegado titular de Araras, Edgar Albanez e o secretário municipal de Segurança Pública de Araras, Marcos Buzolin Gonçalves.

O prefeito Pedrinho Eliseu comemorou os números e elogiou o trabalho de todos os órgãos de segurança de Araras. “Estamos conseguindo trabalhar em conjunto com as Forças de Segurança, algo inédito em Araras, envolvendo nossa Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil”, disse o prefeito.

Os parlamentares presentes no evento elogiaram a união das Forças de Segurança do município. “Isso mostra que não há vaidade entre os profissionais de farda, confesso que em 15 anos na vida pública nunca tinha visto essa junção entre as Forças de Segurança, hoje temos uma cidade mais segura e podemos ter um sono mais tranquilo em razão da eficiência da nossa Guarda Municipal, Policia Militar e Polícia Civil”, disse o vereador Marcelo de Oliveira. “Está de parabéns essa administração por unir as Forças de Segurança e garantir uma cidade mais segura”, disse Eduardo Elias Dias. “A nossa Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil não tem medido esforços para garantir uma cidade mais segura, todos estão de parabéns”, destaca Anete Casagrande. “A cada dia que passa, notamos a cidade mais segura e com índice de criminalidade caindo cada vez mais, isso se aplica a união das Forças de Segurança e o trabalho do prefeito Pedrinho Eliseu”, declara José Roberto Apolari. “É muito importante a união das Forças de Segurança”, finaliza Romildo Benedito Borelli (PSD).

Na ocasião, Pedrinho reforçou a informação de mais investimentos previstos para esse ano na Guarda Civil Municipal, como a compra de armas e coletes a prova de bala, além de terceirizar a frota de veículos da GCM, melhorando a qualidade dos equipamentos de trabalhos dos guardas municipais.

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA e da SECOM/PMA

Publicado em: 10/04/2018 16:11:00