Coletas de sangue são insuficientes para Araras

Os vereadores Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PTB) e Nelsinho Barbosa (PSB) em visita ao Hemonúcleo da DRS 10 – Divisão Regional de Saúde, sediado na Santa Casa de Piracicaba, constataram que as coletas trimestrais de sangue realizadas em Araras não são capazes de suprir a necessidade do município.
Em média são coletadas 120 bolsas em cada um dessas coletas. Segundo informações obtidas o número deveria ser, pelo menos, três vezes maior.
“A conscientização é feita, mas depende da população saber do valor dessa doação”, enfatizou Baiano.
Os dois vereadores, que atuam na área da saúde, se propuseram a ajudar a propagar a idéia da doação. “Vamos somar cada vez mais forças. Na verdade, nunca sabemos quando alguém da família pode precisar. E isso deve ser modificado na cultural local”, conclui Nelsinho.
De acordo com dados da Fundação hemocentro de Brasília (FHB), o Distrito Federal é hoje a unidade da federação que tem a maior participação dos jovens na doação voluntária de sangue - 60% dos doadores do Hemocentro de Brasília são jovens entre 18 e 29 anos.
No Brasil, apenas 1,8% da população doa sangue. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para manter estoques regulares, é necessário que de 3% a 5% da população doe sangue. Em 2005, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 3,25 milhões de doações, número 6% maior que o apurado no ano anterior, quando ocorreram 3,04 milhões de doações. Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 60 anos, pesar acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e ter feito uma alimentação leve.

Publicado em: 30/11/2007 11:12:00