Semana da Educação foi tema da Tribuna Livre

A 7ª Semana em Defesa da Educação foi abordada durante a fala do professor José Carlos Maia na Tribuna Livre da Sessão Ordinária desta segunda-feira, na Câmara Municipal de Araras.
Durante seus 10 minutos, Maia, que responde pela Apeoesp de Araras (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo), falou das mudanças que poderão ocorrer no ensino a partir do momento em que o Fundeb – Fundo Nacional para o Desenvolvimento do Ensino Básico, começar a funcionar.
De acordo com Maia, já a partir de 2007, serão investidos cerca de dois milhões de reais, valor que será aumentado a partir dos anos, por um período de 14 anos. “Isso porque educação se investe hoje para colher amanhã”, completou ele.
O professor também falou da atual situação do professorado. Abordou a necessidade da aprovação do Piso Salarial Profissional Nacional, unificando o salário dos professores de norte a sul do país. “Enquanto aqui em São Paulo o piso é de R$ 668,00, no Ceará tem professor que recebe R$ 105,00”.
No âmbito estadual a luta é pelo novo plano de carreira do Magistério. Maia criticou a concessão de gratificações e bônus aos professores em atividade, enquanto os professores aposentados não têm direito a qualquer benefício.
Ao concluir sua apresentação, diante de diversos professores que acompanhavam a sessão, Maia falou que educação é investimento e não gasto. “O governante que trilhar por esse caminho não terá problemas com segurança”.




Publicado em: 31/07/2006 12:02:00

Publicado por: Imprensa