Presidente da Câmara-Jovem participa de evento em comemoração ao Dia da Árvore

Para comemorar o Dia da Árvore, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Araras realizou na última sexta-feira, 21 de setembro, o plantio de duas mudas de pitangueiras no CRAS Pró-Araras, no Lago Municipal, cujas sementes passaram pelo trato digestivo dos tucanos do CRAS Pró-Arara (Centro de Reabilitação de Aves Silvestres) para serem germinadas. O presidente da Câmara-Jovem, o vereador-jovem, Igor Bonini participou da solenidade.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio do DMA (Departamento de Meio Ambiente), a iniciativa faz parte das ações comemorativas à Semana de Defesa da Fauna e Flora – data de conscientização da população a respeito da conservação do habitat dos animais e proteção das espécies no Brasil, além do desmatamento das florestas, tráfico de animais e a ocupação humana desenfreada.

O vereador-jovem, Igor Bonini destacou a importância do evento no Lago Municipal. “É motivo de muito orgulho poder participar do plantio dessas duas mudas de pitangueiras aqui no Pró-Arara, não podemos deixar de mencionar que Araras foi a primeira cidade do Brasil a comemorar o Dia da Árvore, no dia 21 de setembro de 1902”, disse. A data, 21 de setembro para comemorar o Dia da Árvore, foi escolhida por ser o período em que começa a estação Primavera, época do renascimento da natureza pós-Inverno.

Além do presidente da Câmara-Jovem, Igor Bonini, estudante da escola EE Cesário Coimbra, estiveram presentes no evento alunos do 6º e 7º anos da EE Ignácio Zurita Junior, acompanhados da professora, Raquel Roco, o subtenente do Tiro de Guerra de Araras, Claudio Deoclécio dos Santos, o diretor do DMA (Departamento de Meio Ambiente), Luiz Pitelli, a bióloga do Pró-Arara, Fabiana Hencklein, a médica veterinária do Pró-Arara, Fernanda Magajevski, a doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Ufscar, Ariane Maria Leoni, o secretário municipal de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais, Carlos Cerri Júnior e o munícipe Durval de Oliveira, cidadão dedicado ao meio ambiente e responsável por 20% das árvores plantadas na cidade.

O CRAS Pró-Arara é coordenado pela Prefeitura, por meio do DMA (Departamento de Meio Ambiente de Araras), e tem como objetivo cuidar das aves nativas, apreendidas em cativeiro ou vítimas de acidentes, visando a reabilitação e reintegração ao seu habitat natural. Outras informações sobre o Centro Pró-Arara podem ser obtidas pelo telefone 3542-3538.

Semana de Defesa da Fauna e Flora – Programação Especial

No dia 27 de setembro, a Prefeitura irá realizar um evento especial para comemorar a Semana de Defesa da Fauna e Flora. Coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais, junto ao CRAS Pró-Arara (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), a iniciativa acontece no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita – localizado na Avenida Ângelo Franzini, s/n°, Jardim dos Ipês – com início às 18h50.

Programação completa do evento

18h50: Abertura

19h: Apresentação dos indicadores socioambientais (Usina São João)

19h30: Intervalo (coffee break)