Câmara envia moção de apelo a OMS em prol de Taiwan

A Câmara Municipal de Araras, numa iniciativa do vereador José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), envia nos próximos dias uma moção de apelo à Organização Mundial de Saúde – OMS, para que aceite o pedido de inclusão de Taiwan como observador, baseando-se no que diz sua constituição que estabelece que o gozo do mais alto padrão de saúde atingível é um dos direitos fundamentais de cada ser humano.

O vereador se baseou no fato de Taiwan ter consolidado a sua posição no mundo democrático com a eleição, no ano de 2000, de um novo líder na busca do desenvolvimento econômico e bem-estar de seus 23 milhões de habitantes em todos os sentidos, notadamente na melhoria das condições da saúde pública.

Miqueira também destaca os esforços do novo governo na implementação de um sistema de saúde pública condizentes aos padrões internacionais, existentes ainda dificuldades operacionais decorrentes do crescimento acelerado nas dias últimas décadas. “Independente do seu ritmo de desenvolvimento, o país continua sendo uma pequena parte de toda a humanidade e assim necessita interagir e desfrutar dos organismos de assistência pública”, completa.

Outros fatores também são apontados pelo vereador. Segundo ele a OMS tem conseguido acomodar diferentes realidades políticas ao conceder status de internacional da Cruz Vermelha; Taiwan já desenvolveu e dispõe de habilidade para compartilhar com a comunidade internacional suas bem sucedidas experiências de melhoria da saúde pública; e ainda que a participação na OMS é mundial, e os seus sucessos no provimento de atendimento a todos os povos é resultado de sua filosofia de suplantar as diferenças políticas.

De acordo com Miqueira, a comunidade internacional já apoiou a participação de Taiwan no Banco Asiático de Desenvolvimento e na Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.

Cópia da Moção também serão enviadas à Presidência da República, Ministério de Estado da Saúde, ao representante no Brasil da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde, ao superintendente do Escritório Econômico e Cultural de Taipel, e ao secretário de Estado da Saúde.

Publicado em: 31/07/2006 12:12:00