Secretaria Municipal da Saúde promove palestra sobre fibromialgia na Câmara Municipal de Araras

O médico Eduardo de Paiva Magalhães, durante a palestra, explicou as causas, sintomas e o tratamento da síndrome

O médico reumatologista, Eduardo de Paiva Magalhães, promoveu uma palestra sobre a fibromialgia, síndrome que a pessoa sente dores pelo corpo por um longo período, na manhã da última terça-feira (14), no Plenário Bruno Moysés Batistela, na Câmara Municipal de Araras. O evento contou com a presença do Secretário Municipal da Saúde, Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia – e do vereador Marcelo de Oliveira (PRB).

O médico, durante a palestra, explicou as causas, os sintomas e passou orientações sobre a prevenção da doença. “Não existe um exame especifico para identificar a fibromialgia, o diagnóstico depende muito do olhar clínico”, explica.

A realização do evento, que contou com um bom público, foi uma solicitação do vereador Marcelo de Oliveira (PRB), autor da Lei que inclui no calendário oficial do município de Araras a ‘Semana Municipal de Conscientização e Respeito à Fibromialgia’.

A Presidente da ARAFIBRO - Associação Ararense dos Fibromiálgicos de Araras -, Viviane Santos, portadora da síndrome, também participou da atividade. Na próxima sexta-feira (17), às 19h30, no Teatro Estadual de Araras ‘Maestro Francisco Paulo Russo’, outras duas palestras sobre o tema estão agendadas, com o Personal Trainer, Pierre Ferreira e com o médico, Rodrigo de Assunção.

A fibromialgia

O dia 12 de maio é considerado o Dia Mundial da Fibromialgia. Ela é uma síndrome que se manifesta, principalmente, com dores no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga, sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações. Em Araras, mais de 1500 pessoas são portadoras da fibromialgia.

Publicado em: 14/05/2019 17:03:46

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA