Câmara Jovem tem hoje última sessão da Legislatura

Os estudantes que integram a 7ª Legislatura da Câmara Jovem de Araras se encontram hoje para a última sessão ordinária às 15 horas. Na ocasião eles irão receber a visita do secretário de Cultura, Fábio Cressoni, que vai discorrer sobre ações culturais para a juventude.
Na pauta também consta homenagens para o prefeito Pedro Eliseu Sobrinho (DEM) e para o presidente da Câmara, Nelson Dimas Brambilla (PT).
Mas os trabalhos da 7ª Legislatura da Câmara Jovem estão chegando ao fim. Durante o período de um ano 11 estudantes, todos do ensino médio, de diversas escolas de Araras, tiveram a oportunidade de conviver com os vereadores da Câmara Municipal e vivenciar as atividades do Poder Legislativo. Iniciá-los nos conhecimentos políticos, tornando-os conscientes sobre a importância do assunto, é o principal objetivo do programa.
A atual Legislatura termina no próximo dia 27 de março quando uma nova turma será diplomada e tomará posse em cerimônia marcada para iniciar às 10 horas, no Plenário “Vereador Bruno Moisés Batistella”, da Câmara Municipal de Araras.
Antes disso, uma seqüência de atividades envolve os novos vereadores, que ainda estão em processo de escolha pelas escolas da cidade que, dentro de alguns dias – até 11 de março, deverão enviar as correspondências com o nome dos eleitos, sendo um titular e dois suplentes.
Todas as unidades participantes da atual legislatura serão novamente convidadas para o próximo mandato. Caso seja necessário, outras escolas poderão ser procuradas.
Para o dia 13 de março, definidos os participantes, acontece uma reunião que deve ter a presença dos diretores, ou coordenadores responsáveis pelo programa em cada escola, além dos vereadores jovens escolhidos e seus suplentes. É nessa reunião que todos deverão assinar o termo de responsabilidade de adesão à Câmara Jovem.
Em 19 de março, a reunião será apenas com os vereadores jovens para a explicação das funções e a entrega do Regimento Interno da Câmara Jovem. A eleição da mesa diretora, com a escolha do presidente, vice-presidente, 1º secretário e suplente de secretário, acontece no dia 20 de março, às 15 horas.
 
Objetivos
O projeto Câmara Jovem foi criado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) quando ele exercia a presidência na 13ª Legislatura e destina-se aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de esclarecer os estudantes sobre os procedimentos usados para a elaboração de uma lei sobre a fiscalização do município.
Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo e à própria Câmara a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.
A inspiração veio do Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, e entidades participantes, indicam três jovens, sendo um titular e dois suplentes. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.




Publicado em: 04/03/2009 09:58:00

Publicado por: Imprensa