Câmara Jovem recebe Secretária de Esportes de Araras

A Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Araras, professora Paula Lopes de Castro vai usar a Tribuna Livre da 3ª Sessão Ordinária da Câmara Jovem deste ano. A sessão acontece nesta 3ª feira, às 15 horas, no Plenário Bruno Moisés Batistella na Câmara Municipal de Araras.
O convite partiu do presidente da Câmara Jovem, vereador Mário Corrochel Neto e durante sua fala, Paula Castro deverá enfocar os trabalhos do Departamento de Esporte. Entre os questionamentos está a possível volta do Jema (Jogos Estudantis do Município de Araras), competição entre escolas realizada na primeira gestão do prefeito Luiz Carlos Meneghetti, ocasião em que Paula Castro também comandava a mesma secretaria.
Já confirmaram presença na sessão os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual “Dr. Cesário Coimbra”.
A sessão será marcada pela aprovação de requerimentos e leitura de indicações, além das moções de congratulações, homenagens que, a exemplo da Câmara Municipal de Araras, são dirigidas à pessoas que promoveram o nome da cidade ou compartilharam de alguma ação pelo bem da municipalidade. Entre os homenageados estão o barbeiro Silvino Pacagnella, que completa 50 anos de profissão, e a judoca Nathália Orpinelli Mercadante.
O projeto Câmara Jovem de Araras foi criado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) quando ele também exercia a presidência na Legislatura passada e destina-se aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de esclarecer os estudantes sobre os procedimentos usados para a elaboração de uma lei sobre a fiscalização do município.
Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo e à própria Câmara a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.
O projeto foi inspirado no Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, e entidades participantes, indicam três jovens, sendo um titular e dois suplentes. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.

Publicado em: 01/08/2006 09:53:00