Escola legislativa realiza oficina em Itapevi sobre assédio moral, sexual e discriminação

Visualize fotos

A pedagoga legislativa da Câmara Municipal de Araras, Caroline Mazon Gomes, realizou na manhã desta segunda-feira (28) uma oficina na Câmara Municipal de Itapevi, com o tema “Assédio moral, sexual e discriminação”. O evento foi realizado devido à parceria entre a Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” (Araras) e a Escola do Parlamento “Doutor Osmar de Souza” (Itapevi).

A oficina foi realizada com fundamentação teórica em materiais do Tribunal Regional do Trabalho sobre o tema.

Na oficina, a pedagoga legislativa destacou quais são os tipos de assédio moral, como eles podem ser reconhecidos no ambiente de trabalho, o que não pode ser considerado assédio moral, quais são as consequências do assédio moral e sexual para as pessoas, como preveni-los, o que pode ser feito após a vítima constatar que está sofrendo assédio moral ou sexual, entre outros aspectos do tema. Além disso, Caroline explicou o que é discriminação e quais são as formas em que ela ocorre no ambiente de trabalho.

O evento foi presencial, com duração de três horas e contou com dinâmicas entre os participantes. “Nossa ideia foi abordar esse tema tão importante, que muitas vezes é velado e naturalizado no ambiente de trabalho, com o objetivo de prevenir casos de assédio moral, sexual e de discriminação. Essas práticas prejudicam principalmente a vítima, mas também a própria instituição, que é atingida de diversas maneiras, por exemplo, no clima organizacional, na realização das tarefas diárias, na gestão do estresse, na diminuição da produtividade, no absenteísmo, entre tantas outras consequências que já foram constatadas por estudiosos do tema.”, informou Caroline, que também é psicóloga e psicopedagoga.

A oficina pôde ser acompanhada pelo aplicativo EduPulses, o que possibilitou interação em tempo real.

 




Publicado em: 28/08/2023 15:23:48

Publicado por: Bruno Henrique Pinto - Diretoria de Comunicação da CMA