Vereadores Jovens e da Terceira Idade participam de capacitação com alunos de Direito

Alunos do 4º semestre de Direito do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" (UNAR) realizaram, na tarde desta sexta-feira (1), uma capacitação aos vereadores jovens e aos vereadores da terceira idade, com o objetivo de orientá-los sobre a atuação.

Orientados pela coordenadora do curso de Direito, Cristiane Costa, os alunos estudaram os regimentos internos da Câmara da Terceira Idade e da Câmara Jovem para aplicarem durante a capacitação os conhecimentos adquiridos.

Para atuação legislativa existem documentos, termos e expressões que precisam ser compreendidos pelos vereadores. Por exemplo, projetos de lei, decretos legislativos, indicações, deliberação, resoluções, moções, comissões, requerimentos, expediente, ordem do dia, explicações pessoais, entre outros. Nesse sentido, “essa capacitação contribuiu para uma linguagem acessível para o trabalho parlamentar, já que muitos de nossos vereadores jovens e da terceira idade não estão habituados com os termos usados no Legislativo”, esclareceu a presidente da Câmara Municipal de Araras, Mirian Vanessa Pires (PSD).

Além disso, a capacitação também teve como foco a tramitação e a aplicabilidade de cada termo e documento citado.

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA