Situação da Santa Casa continua preocupando os vereadores após nova reunião

A situação da Santa Casa de Misericórdia de Araras segue em pauta na Câmara Municipal desde o início de setembro, quando durante a 31ª Sessão Ordinária, no dia 4, o vereador Márcio Ferreira Tonissi (Rede Sustentabilidade), que é médico ginecologista, obstetra e trabalhador da Santa Casa, contou sobre os atrasos no pagamento dos funcionários.

Tal declaração fez com que a vereadora e presidente da Mesa Diretora da Câmara, Mirian Vanessa, abrisse votação para a convocação da Comissão Especial de Tomada de Contas in Loco da Irmandade Santa Casa de Misericórdia. Os vereadores aprovaram, e a reunião que tratou de assunto relativos aos trabalhos da comissão aconteceu na quarta-feira (13), na Casa da Memória “Pedro Pessoto Filho”.

Já nesta segunda-feira (18), antes da 33ª Sessão Ordinária, representantes da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras (ISCMA), junto do provedor Eduardo de Moraes, estiveram reunidos com alguns vereadores no plenário “Bruno Moysés Batistela” da Câmara Municipal. O objetivo da reunião foi esclarecer novamente a real situação administrativa e financeira da Santa Casa e propor ações que amenizem as dívidas.

No encontro, os representantes da Santa Casa destacaram os constantes atrasos nos repasses de verbas da Prefeitura Municipal, o que traz consequências para a instituição. Além disso, também abordaram sobre a desatualização da tabela SUS, o que onera a ISCMA. Os representantes da Santa Casa solicitaram aos vereadores para que acionem deputados estaduais e federais para “melhorar a tabela SUS”. Também sugeriram ações do município para auxiliar no repasse de verbas para a instituição.

Em contrapartida, os vereadores pediram para os representantes da Santa Casa mais transparência e eficiência em relação ao plano de ação existente da ISCMA.

“Temos que ser justos que o nosso país todo tem sofrido essa questão da Santa Casa. Precisamos que os políticos a nível federal se mobilizem para que possam, na verdade, socorrer as nossas Santas Casas.”, disse a presidente Mirian Vanessa Pires (PSD) durante a 33ª Sessão Ordinária.

Publicado em: 20/09/2023 16:30:18

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA