Santa Casa de Araras é discutida em sessão do Parlamento Metropolitano

Visualize fotos

Nesta terça-feira (19), a presidente da Câmara Municipal de Araras e vereadora, Mirian Vanessa Pires (PSD), e o vice-presidente e vereador, Rodrigo dos Santos Soares (PSDB), estiveram presentes na 3ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, que ocorreu no município de Rafard, na terça-feira (19).

Mirian Vanessa, que é também a 1ª secretária do Parlamento, discorreu sobre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras (ISCMA) para os representantes das 24 cidades integrantes do Parlamento, que estavam presentes, e também para o Diretor da DRS-10 Piracicaba, Moisés Taglietta.

“A maior dor é aquela que a gente sente. Eu vim falar do meu município, porque é o que está mais me doendo hoje. Nós estamos com uma dificuldade imensa lá com a Santa Casa. [...] Temos a população sofrendo por falta de cirurgia, falta de exames, por exemplo, cateterismo, pessoas internadas que não conseguem fazer cateterismo. Conclusão: sofrimento da população. Então, não é uma realidade só de Araras. Eu vejo que é uma realidade também dos demais municípios. A gente pede um socorro. [...] E aí eu vou dizer para as cidades de Conchal, Leme, Pirassununga, Santa Cruz, que dependem de Araras: a Santa Casa não está dando conta nem de Araras, imagina da população de vocês. [...] Onde vamos parar? Essa é a minha preocupação.”, disse a presidente da Câmara Municipal de Araras, Mirian Vanessa.

Durante sua fala na tribuna, Mirian Vanessa sugeriu uma moção de apoio do Parlamento para o Estado sobre o aumento da tabela SUS. “Eu acredito no SUS, mas eu também acredito que o SUS hoje precise e pede socorro por uma gestão muito melhor; não estou dizendo somente do Estado, mas também dos entes federais”, opinou a presidente do Legislativo de Araras.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Rodrigo Soares dos Santos (PSDB), também discursou na tribuna a respeito da Santa Casa. Ele citou a dívida da instituição e a defasagem da tabela SUS.

“Nós temos a Santa Casa de alta complexidade e é difícil manter isso. Hoje tem uma sangria da Santa Casa de Araras de mais de R$ 2,5 milhões por mês. Praticamente até o final do ano vai ficar com R$ 30 milhões de dívidas, uma dívida quase impagável.”, disse Rodrigo Soares. O vice-presidente também explicou que muitas pessoas de cidades vizinhas recebem atendimento na Santa Casa de Araras, mesmo com o baixo valor pago pela tabela SUS à instituição.

 

3ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba

Compuseram a mesa diretora da 3ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba o presidente do Parlamento e presidente da Câmara Municipal de Capivari, vereador Thiago Braggion; o 1º vice-presidente do Parlamento e presidente da Câmara Municipal de Iracemápolis, vereador Valdenito Gonçalves; o 2° vice-presidente do Parlamento e presidente da Câmara Municipal de Leme, vereador Ricardo Canata; a 1ª secretária do Parlamento e presidente da Câmara Municipal de Araras, vereadora Mirian Vanessa Pires; e o 2° secretário do Parlamento e presidente da Câmara Municipal de Rafard, vereador Luís Fernando Zape. Também compareceu à reunião o vice-prefeito de Rafard, Wagner Bragalda.

Eliane Pessoto

Jornalista / CMA




Publicado em: 21/09/2023 08:14:51

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA