Assédio e discriminação são temas de palestra na Câmara de Dumont

A Escola Legislativa de Araras difunde conhecimentos para melhorias no ambiente de trabalho.
Visualize fotos

A Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, da Câmara Municipal de Araras, realizou uma palestra sobre assédio moral, sexual e discriminação na Câmara Municipal de Dumont. O evento foi realizado nesta terça-feira (10) e contou com a presença de trabalhadores da Casa legislativa local.

Representando a Câmara Municipal de Araras, a pedagoga legislativa Caroline Mazon Gomes explicou sobre quais situações podem ser caracterizadas como assédio, com o intuito de que os trabalhadores possam entender o conceito e reconhecer a presença dele no ambiente de trabalho.

Além disso, a pedagoga orientou as pessoas sobre o que pode ser feito caso sejam vítimas de situações caracterizadas como assédio.

Em relação aos tipos de assédio, a palestra teve como foco os assédios sexual e moral.

No ambiente de trabalho, o assédio pode ocorrer envolvendo trabalhadores de hierarquias diferentes ou até de mesmo grau hierárquico. Nesse sentido, é possível nomear os assédios ocorridos em uma instituição. Por exemplo, existem os assédios interpessoal, institucional, vertical descendente, vertical ascendente, horizontal e misto.

Discriminação foi outro tema abordado na palestra. Essa ação de segregar pode ser classificada, por exemplo, como discriminação racial, religiosa, estética, de gênero, de orientação sexual ou de pessoas com deficiência.

“A Escola Legislativa de Araras difunde conhecimentos para melhorias no ambiente de trabalho. Para isso, estamos incentivando as boas relações e os métodos de prevenção às situações de assédio moral, sexual e discriminação.”, explica a presidente da Câmara Municipal de Araras, Mirian Vanessa Pires (PSD).

Mais do que somente classificar, a palestra abordou as consequências do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação para os trabalhadores que são vítimas, para a empresa/organização e para a sociedade.

Outros enfoques sobre o tema foram abordados, como orientações sobre o que a vítima e os colegas de trabalho podem fazer nessas situações.

O modo de gestão dos órgãos públicos, das empresas, das organizações e das instituições influenciam nas relações de trabalho e na prevenção às ocorrências de assédio e discriminação no ambiente laboral. Nesse sentido, a pedagoga legislativa orientou sobre ações e técnicas de gestão para prevenir tais situações.

Para gerar mais interação no evento, foi utilizado o aplicativo Edupulses na realização de uma atividade.

A pedagoga legislativa foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Dumont Alex Romualdo da Silva (Enfermeiro Alex), pelo vereador Jorge Luis Donegá Salomão (Jorge Salomão) e pela secretária municipal de Educação e primeira-dama de Dumont Fernanda Bálsamo Ferracini.

A presidente da Câmara Municipal de Araras encaminhou ao presidente da Câmara Municipal de Dumont um kit com livros produzidos pelo Senado Federal, os quais foram adquiridos pela Escola Legislativa. São eles: Constituição em Miúdos I, Constituição em Miúdos II, Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos, Lei Maria da Penha em Miúdos, Código de Defesa do Consumidor em Miúdos, Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos e Estatuto da Criança e do Adolescente em Miúdos.

 

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA

 




Publicado em: 11/10/2023 15:59:13

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA