Escola Legislativa recebe alunos do curso de Direito do UNAR

Alunos do 6º semestre de Direito do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" (UNAR) visitaram a Câmara Municipal de Araras na noite desta terça-feira (7). Eles foram recebidos pela Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, a qual promove e desenvolve o programa Câmara Cidadã.

“Com o projeto Câmara Cidadã nós promovemos debates, palestras e campanhas educacionais, sociais, assistenciais e culturais, inclusive visitas de escolas e faculdades. A ideia central é ampliar a participação popular e promover a interação do Poder Legislativo com a sociedade. Gostamos da participação dos alunos visitando a Câmara, para que ampliem sua consciência política. A Câmara Municipal é acessível. Todos podem participar, inclusive escolas e faculdades.”, explica a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Araras, Mirian Vanessa Pires (PSD), a qual idealizou e concretizou o retorno da Escola Legislativa de Araras em 2023.

O chefe do gabinete da presidente, Vinicios Felizatti Franzoni, falou sobre o projeto Cãmara Cidadã aos alunos e fez uma apresentação com o objetivo de facilitar o entendimento deles sobre o funcionamento do poder público. Ele abordou a diferença entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, bem como a função de cada um. Além disso, explicou sobre a Mesa Diretora da Câmara Municipal, as funções dos vereadores, os tipos de sessões, as formas de participação popular, como surgem as leis e sobre como aprovar e vetar uma lei.

Os alunos de Direito do UNAR participaram de uma visita guiada pela Câmara e conheceram alguns setores, como a galeria de fotos de presidentes do Poder Legislativo de Araras, a hemeroteca, os gabinetes dos vereadores e a sala da presidência.

A professora do UNAR, Cristiane Costa, Diretora Legislativa da Câmara Municipal de Araras esteve presente e também contribuiu com seus conhecimentos sobre o Poder Legislativo.

No plenário da Câmara Municipal, a pedagoga legislativa Caroline Mazon Gomes fez um quiz com os alunos para estimular o conhecimento deles sobre assuntos relevantes da cidade e sobre a Constituição Federal.

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA