Palestra na Câmara aborda "Acessibilidade e Inclusão no Poder Legislativo"

A Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, da Câmara Municipal de Araras, realizou a palestra “Acessibilidade e Inclusão no Poder Legislativo”, na tarde desta quinta-feira (23). O público-alvo foram vereadores, servidores públicos e pessoas interessadas em conhecer o tema.

O palestrante convidado foi o analista legislativo da Câmara Municipal de Itapevi e consultor de acessibilidade e inclusão, Jadson Nunes Santos.

“Foi um prazer participar aqui na Escola de Araras e falar sobre acessibilidade no Poder Legislativo. A Escola de Itapevi está proporcionando a parceria com outras escolas, nessa interlocução de saberes. Acessibilidade e inclusão são um tema caro e precisa estar na pauta do legislativo. Conte conosco sempre.”, disse o palestrante após o evento.

Jadson explicou que acessibilidade é a eliminação de barreiras do ambiente e convívio social, com o objetivo de proporcionar inclusão, equidade, diversidade, autonomia e independência, além de suporte técnico.

O palestrante abordou as dimensões de acessibilidade, que são atitudinal, comunicacional, instrumental, metodológica e arquitetônica; as diferenças entre segregação, integração, exclusão e inclusão.

Durante o evento, Jadson mostrou uma máquina que escreve em braile (sistema de escrita e leitura para deficientes visuais), demonstrou seu funcionamento e digitou em braile o nome de cada pessoa da plateia. Além disso, ensinou alguns sinais em libras (língua brasileira de sinais).

Os participantes do evento ganharam um livro sobre acessibilidade.

“Estamos nos organizando para que a Câmara Municipal de Araras se torne cada vez mais acessível. Realizamos essa palestra com muito carinho e preocupação para melhorar nossa acessibilidade. Temos planos que colocaremos em prática em breve. A casa do povo tem que ser acessível para todos!”, destacou a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Araras, Mirian Vanessa Pires (PSD).

A biblioteca da Câmara Municipal de Araras tem exemplares da Lei Orgânica do Município de Araras (LOMA) em braile, impressa pelo Senado Federal, em 2014. O material está disponível para o acesso de toda a população.

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA