Projeto para implantação da tecnologia 5G é aprovado em Araras

Na 10ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal foi aprovado o Projeto de Lei nº 137/2023, da Prefeitura, referente ao procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR), autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para fomentar a implantação da tecnologia 5G em Araras.

Segundo a justificativa do projeto, a tecnologia do 5G visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, podendo, as organizações, oferecer serviços inovadores e personalizados para seus clientes, além de melhorar a produtividade e causar impacto em outras tecnologias.

O projeto atende a indicação da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSDB), que utilizou a tribuna para explicar os trâmites enfrentados e os caminhos percorridos por ela, enquanto idealizadora da tecnologia 5G em Araras.

“Eu comecei a ir a alguns municípios, observar que vários já estavam tendo a tecnologia do 5G dos celulares; municípios aqui do lado, como Limeira, Rio Claro. Eu procurei, fui me aprofundar um pouco mais no tema, estudei e fui no Desenvolve São Paulo conhecer um pouquinho de como os municípios estavam startando para ter a tecnologia 5G aqui em Araras. [...] Fui lá no Desenvolve São Paulo. Lá passaram certinho toda a legislação, o que precisava ser adequado. Chegamos aqui na Câmara Municipal, subimos através desta Casa Legislativa uma minuta de todo o processo em forma de indicação, discutimos muito com as comissões responsáveis que trabalham com a tecnologia aqui no nosso município, fomos entender toda a legislação da Anatel e agora nós, vereadores, votando esse projeto favorável nós teremos todas as normativas para receber a tecnologia 5G aqui no município.”, explicou a vereadora Ana Júlia Casagrande durante a 10ª Sessão Extraordinária.

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA