Fevereiro Laranja é aprovado no calendário municipal

Campanha institui ações de conscientização sobre a doença em Araras

Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei que inclui a campanha “Fevereiro Laranja”, como o mês de conscientização da leucemia, no Calendário Oficial de Araras. O projeto é de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSDB) e a aprovação foi durante a 2ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal.

O “Fevereiro Laranja” tem o propósito de disseminar informações sobre a leucemia, tipo de câncer dos glóbulos brancos que se inicia na medula óssea, onde o sangue é produzido. Na prática, a formação de células saudáveis é substituída pelas células cancerígenas.

A campanha tem o objetivo de usar todo o mês de fevereiro para alertar a população sobre práticas de prevenção da doença e ressaltar a importância da doação de medula óssea.

A vereadora afirma que o “Fevereiro Laranja” deve ser um momento de transmissão de informações claras à população sobre os primeiros sintomas da leucemia e seus diferentes tipos, como anemia, fraqueza, cansaço, manchas na pele, sangramentos nasais e na gengiva, entre outros.

Vale lembrar que, atualmente, existem duas leis no estado de São Paulo voltadas à conscientização da leucemia e a doação de medula óssea.

Uma delas é a Lei nº 17.207/2019, dedicada a elaborar ações de conscientização ao diagnóstico precoce e tratamento da leucemia.

A outra é a Lei nº 16.790/2018, que institui o Sistema Paulista de Cadastro e Doação de Medula Óssea em todo o estado.

O vídeo da 2ª Sessão Ordinária de 2024 está disponível na íntegra no site, YouTube e Facebook da Câmara Municipal de Araras.

Guilherme Hansen

Jornalista/CMA