Empreendedorismo é tema de oficina da Escola Legislativa de Araras

Evento em parceria com o Sebrae ocorreu no CEU de araras e abordou atitudes certeiras dos empreendedores.

Aconteceu na noite da última quarta-feira (28) a oficina “Seja um empreendedor com atitudes certeiras”, no Centro de Artes e Esportes Unificados "José Olavo Paganotti" (CEU), na cidade de Araras. A oficina é resultado uma parceria da Escola Legislativa da Câmara Municipal de Araras com o Sebrae.

O palestrante, Isaías do Nascimento, consultor de negócios e diretor de operações na área de Recursos Humanos, começou a oficina interagindo com os presentes, de modo a conhecê-los e entender se eles já têm um negócio ou pretendem abrir uma empresa em um futuro próximo.

Os principais pontos abordados na oficina foram:

- Os primeiros passos para empreender;

- Como transformar a necessidade em oportunidade?;

- Comportamento e características do empreendedor;

- Plano de Desenvolvimento Individual.

Baseado nos tópicos citados, Isaías trouxe questões para empreendedores que desejam melhorar o seu negócio, como a importância de ouvir as demandas de seus clientes e a importância de olhar para a própria empresa de forma racional, sem paixões pessoais: “O cliente mudou muito, principalmente no pós-pandemia. Antigamente, os consumidores chegavam até você e se adaptavam ao seu comportamento. Hoje é o contrário”.

Além disso, Nascimento abordou a importância de ter um fluxo de caixa --- basicamente, saber o tanto de dinheiro que se tem disponível no momento e programar-se para pagar despesas futuras ---, a fim de evitar endividamento e até mesmo falência.

Outra dica importante foi a importância de fazer análise de mercado, que é a coleta de informações sobre público-alvo, concorrentes, e a identificação de pontos fortes e fracos de sua empresa. Em relação à parte comportamental, as principais características que todo empreendedor deve ter, como persuasão e autoconfiança.

No final, foi aplicado um questionário aos presentes no evento e aberto espaço para que tirassem dúvidas.

Guilherme Hansen

Jornalista/CMA