Câmara da Terceira Idade promove a palestra “Os dez tipos de violência doméstica”

A advogada e presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica da OAB Araras, Raquel Sarmento, falou sobre a violência contra a mulher

A Câmara da Terceira Idade, por meio da Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, realizou na noite da última quinta-feira (14) a palestra “Os dez tipos de violência doméstica”.

Raquel Sarmento, advogada e presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Araras, trouxe ensinamentos sobre os vários tipos de violência contra as mulheres, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, da Câmara Municipal de Araras.

A palestrante começou sua fala com dados sobre violência. Exemplificou que uma mulher foi vítima de agressão verbal ou física a cada dois minutos, em 2023, e que 70% dos agressores presenciaram algum tipo de violência doméstica durante a infância.

Raquel Sarmento também comentou alguns mitos relacionados a mulheres que sofrem agressão, por exemplo, que “mulher gosta de apanhar”, e ressaltou que muitas vítimas não denunciam seus companheiros porque dependem deles (seja financeiramente ou emocionalmente). Além disso, ela destacou a lentidão da Justiça em vários casos de denúncia de mulheres vítimas de violência doméstica.

Os dez tipos de violência que a palestrante destacou que as mulheres sofrem são as seguintes:

Ela deu detalhes sobre práticas relacionadas a cada uma dessas violências e citou mudanças recentes na legislação que favorecem os direitos das mulheres, como a Lei nº 14.737/2023, aprovada em novembro de 2023, que garante à mulher o direito de estar acompanhada durante procedimentos médicos.

A palestra “Os dez tipos de violência doméstica” está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=GOGQ8xLZTQA.

Guilherme Hansen

Jornalista/CMA