Ergonomia é tema de palestra da Escola Legislativa

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” realizou a palestra “Mente e corpo: O impacto da ergonomia no desempenho diário”, que foi ministrada pelo personal trainer Fabiano Gomes de Melo. O evento aconteceu nesta sexta-feira (15), às 9 horas, na Câmara Municipal de Araras.

Ergonomia trata do estudo da relação entre o ser humano e o seu ambiente de trabalho, com o objetivo de otimizar o bem-estar e o desempenho.

Personal trainer há 20 anos, Fabiano explicou que boas práticas ergonômicas podem prevenir lesões, melhorar o conforto e promover a eficiência no trabalho. Além disso, contou que a ergonomia não se limita apenas ao ambiente de trabalho, mas também se estende para a vida diária e as atividades físicas.

O palestrante relatou a relação existente entre ergonomia e exercícios para beneficiar a produtividade: melhora a qualidade de vida no trabalho; diminui a incidência de doenças ocupacionais (movimentos repetitivos, exposição a produtos perigosos, ruídos excessivos, sobrecarga de trabalho); melhora a relação com suas funções; e executa as tarefas com mais atenção, em um menor espaço de tempo.

Fabiano destacou dois problemas que podem aparecer nos trabalhadores: lesão por esforço repetitivo (LER) e dores nas costas. O palestrante explicou os principais sintomas desses problemas, como preveni-los e como aliviá-los.

Durante a palestra, foram realizados exercícios com as pessoas da plateia, principalmente relacionados a dores nas costas, no pescoço e nos ombros.

Outro tópico explorado pelo palestrante foi o sedentarismo, que significa a falta ou ausência de atividades físicas, resultando em um gasto calórico reduzido. Os sintomas e as consequências do sedentarismo também foram analisados por Fabiano.

A palestra “Mente e corpo: O impacto da ergonomia no desempenho diário” está disponível no YouTube da Câmara Municipal de Araras: https://www.youtube.com/watch?v=KpVx0ldaHso

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA