Câmara aprova a campanha "Maio Furta-cor"

Projeto do vereador Dr. Márcio Tonissi é dedicado à promoção da saúde mental de gestantes e puérperas.

A Câmara Municipal de Araras aprovou na 7ª Sessão Ordinária, da última segunda-feira (18), o Projeto de Lei nº 168/2023, de autoria do vereador Márcio Ferreira Tonissi (Rede Sustentabilidade), que institui em Araras o Mês Maio Furta-cor, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental de pessoas gestantes e puérperas.

De acordo com o projeto aprovado, as ações do Maio Furta-cor poderão ser desenvolvidas por meio de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo, entre outros meios, sempre priorizando:

– A conscientização da população sobre a importância da saúde mental materna.

– O incentivo aos órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas sobre o tema.

O vereador Dr. Márcio Tonissi, que é médico com especialização em ginecologia e obstetrícia, esclareceu a relevância da dedicação à saúde mental das mães, já que se constata um alarmante aumento nos casos de depressão, tristeza pós-parto (baby blues), ansiedade e suicídio entre as mães.

“Estima-se que uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dessas depressões já estão presentes na gestação, porém, não são diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo”, esclarece Dr. Tonissi.

O médico e vereador relatou uma piora nesses casos no cenário pós-pandêmico, devido a situações enfrentadas pelas mulheres que impactam a saúde mental materna, como tripla jornada de trabalho, reduções e disparidades salariais, desemprego, informalidade, aumento dos índices de violência doméstica e feminicídio.

Vale destacar que Maio Furta-cor é uma campanha nacional e, com a aprovação do projeto na Câmara, Araras passa a incentivar a promoção de ações de conscientização sobre a saúde mental materna, principalmente ao longo de maio, mas não somente nesse mês.

Para a campanha Maio Furta-cor poderão ocorrer parcerias para a promoção de ações e eventos, visando alcançar pessoas nos mais variados espaços.

Após passar pelo Executivo, o Mês Maio Furta-cor integrará o Calendário Oficial do Município de Araras.

O Projeto nº 168/2023 foi aprovado por unanimidade e com uma emenda supressiva, que retira os artigos 4º e 5º do projeto, com a finalidade de adequá-lo aos apontamentos feitos pela Diretoria Jurídica da Câmara.

O vídeo da 7ª Sessão Ordinária na íntegra está disponível no site, Facebook e YouTube da Câmara.

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA