Falta de merenda escolar em Araras é tema da Tribuna Livre

Mãe de aluno da rede municipal trouxe considerações sobre o problema nas escolas.

A convite da presidência, esteve presente na Tribuna Livre da 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras a coordenadora comercial Flávia Valéria Fernandes Galina. O assunto da visita foi a falta da merenda escolar na rede municipal de ensino.

Flávia, que faz parte do conselho de pais e mestres da EMEIEF “José Dante Rodini”, afirma que os alimentos estão sendo distribuídos nas escolas municipais de Araras de forma irregular.

Durante o discurso, a convidada apontou que há escassez de carne vermelha, de frango, de feijão carioca e, principalmente de hortifruti, que deveria chegar às escolas todas as terças-feiras, algo que não tem acontecido, segundo ela.

Flávia contou ainda que os pais de alunos se veem obrigados a fazer vaquinhas voluntárias para complementar a merenda dos seus filhos, o que incomoda a oradora: “Não é justo privarem as nossas crianças de uma alimentação digna e de qualidade”.

Flávia também destacou que, em conjunto com outros pais, conseguiu reunir provas sobre o assunto e recorreu ao deputado estadual Danilo Balas (PL-SP) para protocolar denúncia ao Ministério Público de São Paulo.

Outra afirmação é que, ao procurar a prefeitura para conversar sobre o problema, ela e outros pais foram ignorados pelo Poder Executivo, com bloqueio nas redes sociais. Por fim, Galina solicitou que os vereadores tomem medidas para solucionar essa situação o quanto antes.

Em consequência do relato de Flávia Galina, a vereadora Regina Corrochel (PP) ressaltou que já elaborou uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) sobre a merenda escolar e pediu aos colegas que ajudem a aprová-la, garantindo assinaturas.

Os vereadores, em suas falas, apoiaram a criação da Comissão e ressaltaram que o município recebeu recursos federais para a merenda escolar e que, mesmo assim, o problema de distribuição de alimentos não foi corrigido, pois fizeram visitas às escolas e notaram a falta ou a distribuição fracionada de alimentos, como as carnes.

Além disso, o vereador Manoel Oliveira dos Santos Filho (PL) propôs a convocação da Secretária Municipal de Educação, Heleine Villas Bôas, para trazer explicações sobre o estoque da merenda escolar nas escolas municipais de Araras, o que foi aprovado pelos demais vereadores.

O vídeo da 7ª Sessão Ordinária está disponível no site, Facebook e YouTube da Câmara.

Guilherme Hansen

Jornalista/CMA