21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down

Tribuna Livre recebeu representante da APAE Araras, que propôs reflexões sobre inclusão.

Durante a 7ª Sessão Ordinária, da Câmara Municipal de Araras, participou da Tribuna Livre o orador Thiago Camargo Cianciardi, que discorreu sobre o tema síndrome de down, em reflexão ao dia 21 de março, que é o Dia Internacional da Síndrome de Down.

“É uma data de celebração à vida das pessoas com a síndrome, mas uma data que também nos convida à reflexão, discussão e conscientização para a garantia de que elas tenham a mesma liberdade e a oportunidade que todas as pessoas”, explicou o orador.

Também participaram Gabriela, Marcela e José Rodolfo, assistidos pela APAE Araras, que estiveram ao lado de Thiago durante a Tribuna Livre e também tiveram momento de fala.

O Dia Internacional da Síndrome de Down faz uma analogia aos três cromossomos do par 21, que caracteriza as condições genéticas dessa síndrome. O tema da campanha deste ano é: “Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo”.

O orador, que representa a APAE e seus mais de 240 assistidos e suas famílias, convidou as pessoas a mudarem o olhar e a terem consciência de que cada ser humano é único. “Ter a trissomia ou qualquer outra deficiência é apenas uma parte das pessoas. Cada um tem a sua identidade, sua história, seus interesses, gostos e desgostos, dons e talentos.”, ressaltou.

Cianciardi contou que a APAE trabalha há mais de 50 anos para quebrar barreiras sociais, garantir a defesa de direitos e proporcionar o desenvolvimento e a autonomia para pessoas com síndrome de down, deficiência intelectual e transtorno do espectro autista.

“Nossa missão é preparar as pessoas para o mundo, porém, tem que ser uma via de mão dupla. O mundo tem que estar preparado para receber essas pessoas. (...) Temos que garantir o pleno exercício à cidadania.”, declarou o orador.

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA