Notícias



5ª Legislatura da Câmara Jovem começa nesta sexta-feira



Publicado por: Imprensa


A 5ª Legislatura da Câmara Jovem de Araras começa nesta sexta-feira, 24 de março, Dia do Município. A cerimônia de diplomação e posse dos 11 vereadores jovens está marcada para às 10 horas, no Plenário “Bruno Moisés Batistella”, na Câmara Municipal de Araras.
O projeto foi criado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) quando ele também exercia a presidência na Legislatura passada e destina-se aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de esclarecer os estudantes sobre os procedimentos usados para a elaboração de uma lei sobre a fiscalização do município.
Na ocasião, Maretto lembrou de seu próprio início na política. Com apenas 19 anos de idade já era vereador. “Senti algumas dificuldades no início do mandato, em meio a políticos experientes. Passei bom tempo ouvindo mais e falando menos, sem produzir muito. Desde então veio a idéia de criar uma Câmara para jovens que funcionasse como uma espécie de escola político administrativo”.
Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo e à própria Câmara a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.
O projeto foi inspirado no Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, e entidades participantes, indicam três jovens, sendo um titular e dois suplentes. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.
O projeto poderá ser dissolvido caso a Câmara oficial julgue, por dois terços dos seus membros que os ideais foram desvirtuados, deixando de cumprir seus objetivos.
 
Critérios para participar da Câmara Jovem
  • Ter idade entre 16 e 18 anos e estudar em uma das unidades de ensino que participam do projeto;
  • Escolher um dos cinco partidos que deverão ser representados na Câmara Jovem: Educação, Saúde, Ecologia, Economia e Direitos Humanos;
  • Ter disponibilidade para participar de uma sessão mensal (atualmente às terças-feiras, a primeira do mês, às 15 horas);
  • Ser participativo, comunicativo e preocupado com as questões que envolvem os interesses da coletividade.
 
Eleição da Mesa
Na última semana foram definidos pelas escolas participantes os nomes dos novos integrantes da Câmara Jovem e na tarde desta terça-feira houve e eleição da mesa para a 5ª Legislatura.
Na ocasião dois jovens de candidataram, Bruno César Roza e Mário Corrochel Neto, que já exerceu a presidência na 4ª Legislatura, conquistando 7 dos 11 votos válidos.
Durante seu discurso Mário relatou que a experiência durante o seu primeiro mandato deve permitir com que ele faça um mandato ainda mais democrático. “Quero ser presidente e quero crescer e por isso faço o convite para que vocês presidam comigo. As conquistas devem ser compartilhadas. Esse é o compromisso da Câmara Jovem”, relatou ele.
Também foram escolhidos os demais cargos da mesa. Leandro Eduardo Cerbi, que também cumpre o segundo mandato como vereador jovem foi eleito vice-presidente. A secretária estará com Raquel Cristina Abdalla Chiaradia e Leonardo Lourenço Faraco o suplente de secretaria.
 
Experiências e expectativas
            Para muitos jovens que ingressam agora nesse projeto, vai ser o primeiro contato com a política. Uma experiência de aprendizado valorizada por quem já viveu essa experiência.
            Tal como um dia idealizou o seu criador, vereador Maretto, seu funcionamento realmente é de uma escola de política. Da 1ª Legislatura surgiu Breno Cortella (PT), hoje vereador da Câmara oficial.
            Embora muitos não tivessem o mesmo anseio que ele, de fazer história na política, não escondem que sofreram grandes mudanças a partir dessa vivência. É o caso de Caroline Pacco Silva, até então 1ª secretária da Câmara Jovem. “Eu era muito tímida e participar da Câmara Jovem mudou minha visão inclusive sobre a política. Eu pude aprender coisas que vou levar pra toda minha vida”, relata.
            O mesmo depoimento é reafirmado por Mário Corrochel Neto, que continua no projeto. “Sempre gostei de política, mas nunca tinha tido esse contato. Eu ganhei maturidade e aprendizado sobre o funcionamento de todos os poderes”.
            Para quem entra o momento é de expectativa. Raquel Cristina Abdalla Chiaradia não esconde o medo pela novidade, mas se mostra otimista. “Hoje os jovens precisam participar mais. Direta ou indiretamente são afetados pelas decisões políticas. E se nós estamos aqui temos que saber que essa é uma causa por todos. Fomos escolhidos e devemos fazer um trabalho sério”, conclui.
 
Câmara Jovem – 5ª Legislatura
  • Bruno César Roza – Escola Vicente Ferreira dos Santos
  • Fábio Gonçalves de Oliveira – Escola Técnica Alberto Feres
  • Fernanda Aleixo dos Santos – Escola Carlota de Souza Rodini
  • Leandro Eduardo Cerbi – Escola Técnica de Comércio de Araras
  • Leonardo Lourenço Faraco – Colégio COC
  • Lucas Roberto da Silva – Escola Dr. Cesário Coimbra
  • Mariana Aparecida da Costa – Escola Yolanda Salles Cabianca
  • Mário Corrochel Neto – Colégio Anglo
  • Monalisa Cardoso dos Santos – Aehda
  • Raquel Cristina Abdalla Chiaradia – Insa
  • Vanessa Teodoro da Silva – Escola Judith Ferrão Legaspe


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...



Câmara autoriza doação de terras para a duplicação da Rodovia Wilson Finardi

23 de abril de 2024

Durante a 12ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (22), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 43/2024, que autoriza a doação de áreas de terra ao Departamento de Estradas de Rodagem do Esta...



Aplicação das provas do processo seletivo de estágio ocorreu domingo

22 de abril de 2024

Na manhã do último domingo (21), ocorreu a aplicação das provas do Processo Seletivo de Estágio da Câmara Municipal de Araras, na Escola Estadual Dr. Cesário Coimbra. O gabarito oficial da prova p...



Entrega do título Policial Destaque acontece nesta segunda, durante a sessão da Câmara

19 de abril de 2024

Na 12ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (22), a Câmara Municipal de Araras realizará o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque”. Os homenageados serão o escrivão de polícia, Nathan...



Entrega de diploma de Mérito Escoteiro acontece nesta quarta-feira

19 de abril de 2024

Está marcada para esta quarta-feira (24), às 19 horas, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” da Câmara Municipal de Araras, Sessão Solene de Diploma de Mérito Escoteiro. A honraria é conced...



Câmara Mirim realiza Sessão Ordinária nesta quinta-feira

19 de abril de 2024

Acontece nesta quinta-feira (25), às 19 horas, a 5ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” da Câmara Municipal de Araras. A Câmara Mirim é instituída pelo...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!