Notícias



Fritiz Harter se emociona ao receber o título de cidadão ararense na Câmara Municipal

Nascido no Rio de Janeiro, Fritiz Harter mudou-se com a família para Araras quando tinha apenas quatro anos
Visualize fotos

A emoção tomou conta da esposa, filhos, netos, parentes, amigos e principalmente do homenageado, o ex-vereador e jornalista, Fritiz Harter, que recebeu na noite da última quinta-feira (19), em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Araras, o título de cidadão ararense, conforme decreto legislativo nº 6 de 17 de abril de 2018, de autoria da vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB).

O presidente em exercício do Poder Legislativo de Araras, o vereador Carlos Alberto Jacovetti (REDE) conduziu a cerimônia, que teve a participação da vice-presidente em exercício, Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) e dos parlamentares Deise Olimpio (PSC), Marcelo de Oliveira (PRB) e Romildo Benedito Borelli (PSD), além da presença de empresários, autoridades e personalidades ilustres como a do capitão Odair Monteiro dos Santos e dos ex-presidentes da Câmara Municipal de Araras, Salvador Messias Brambilla, Breno Zanoni Cortella e José Roberto Rimério (Miqueira) e do ex-vereador Luiz Gonzaga Bueno. O secretário de Governo, José Luiz Corte representou o prefeito municipal em exercício, Pedro Eliseu Sobrinho.

Nascido no Rio de Janeiro, Fritiz Harter mudou-se com a família para Araras quando tinha apenas quatro anos de idade, em 1944. Em Araras construiu uma trajetória vitoriosa, inclusive foi vereador durante a 7ª legislatura, de 1973 a 1977. “Depois que fui vereador, é a primeira vez que falo a partir desta Tribuna, quero dizer que acompanhei a evolução e a pujança de Araras, foi aqui que estudei, fui criado pelos meus pais, criei a minha família, estudei meus filhos, Araras é meu porto seguro, onde me sinto bem, não troco este cotidiano por nenhum outro lugar do mundo, aqui ficarei eternamente, pois aqui serei sepultado um dia, escolhi ser ararense, faltava só a certidão, agora não falta mais, agradeço a vereadora Regina Corrochel e todos os demais parlamentares por esta homenagem”, discursa Fritiz Harter.

O filho do homenageado, Luiz Victor Leonardi Harter falou em nome da família e ressaltou os ensinamentos que aprendeu com o pai ao longo da vida. “Meu pai nos representa muito por tudo que nos ensinou, mostrou a importância de termos comprometimento, empenho no trabalho e solidariedade com o próximo, pai obrigado por ser a luz presente na vida da nossa família”, disse.

No Lions Clube, Fritiz é voluntário há 52 anos, o integrante do clube de serviço Felix Martins Perches elogiou a conduta exemplar do amigo. “Fritiz é um homem de exemplo, de caráter e com um vasto ciclo de amizades, no Lions Clube atuou em todos os cargos da diretoria, tem uma vida dedicada ao leonismo, ao companheirismo e de servir ao próximo para uma sociedade mais justa”, declara.

A vereadora Regina Corrochel que trabalhou com Fritiz Harter na Rede Opinião de TV, não conteve a emoção. “Confesso que estou emocionada em conceder o título de cidadão ararense ao Fritiz que tem uma trajetória digna e de muitos elogios em nossa cidade, é um orgulho oficializá-lo como cidadão ararense”, destaca.

O presidente em exercício da Câmara Municipal de Araras, o vereador Carlos Alberto Jacovetti, também rasgou elogio ao mais novo cidadão ararense. “O Fritiz Harter é um cavalheiro, um ser humano de classe, coerente, inteligente, um verdadeiro ícone da história ararense, um exemplo a ser seguido”, finaliza.

A trajetória de sucesso de Fritiz Harter

Nascido na capital carioca em 1939, Fritz Harter mudou-se para Araras em 1944 em razão da transferência de seu pai, Frederico Harter da Nestlé de Barra Mansa-RJ para a fábrica da companhia em Araras.

Estudioso, Fritz Harter formou-se em técnico em contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Araras no ano de 1957, sendo orador da turma e ganhador do prêmio Albino Romer, do Rotary Clube de Araras, como melhor aluno do curso. Mais tarde, concluiu o curso de Ciências Econômicas pela PUC – Campinas.

Em 1958 prestou o serviço militar, onde foi presidente do Grêmio Duque de Caxias, realizando melhorias nas instalações da unidade, inclusive na iluminação da quadra poliesportiva. Foi orador da turma na cerimônia de Juramento à Bandeira.

Profissionalmente, trabalhou na Companhia Nestlé de janeiro de 1959 até junho de 1963. Por concurso público ingressou no Banco do Brasil em junho de 1963, onde aposentou-se em 1990. Depois da aposentadoria, instalou em Araras a vídeo locadora Ouro Vídeo, exercendo a atividade comercial durante 13 anos.

No âmbito esportivo, Frtiz Harter atuou na Associação Atlética Ararense nas modalidades futsal e basquetebol. Mais tarde atuou também como treinador de basquete feminino e no atletismo. Foi diretor da Comissão Municipal de Esportes, que tinha como presidente o então Tenente Odair Monteiro dos Santos, na época o prefeito de Araras era Ivan Estevam Zurita.

Política

Na política ararense, Frtiz Harter foi eleito vereador nas eleições de 1972, sendo líder do prefeito Jair Della Coletta na Câmara Municipal de Araras. Na oportunidade, promoveu a arborização urbana em Araras e acompanhou os trâmites para a criação da FRESA - Fundação Regional para o Ensino Superior de Araras -, que mais tarde transformou-se em Fundação Hermínio Ometto.

Lions Clube

Ingressou no ano de 1966 na diretoria do Lions Clube, onde atuou por 52 anos de atividades voluntárias de filantropia e cidadania. Foi presidente nos anos de 1970 e 1971, depois atuou na Comissão de Boletim, Relações Públicas e no Banco de Olhos.

Imprensa

Na imprensa de Araras iniciou sua atividade em 1958 como redator, editor de esportes e revisor do Jornal Tribuna do Povo. Mais tarde foi colunista da Revista Opinião, redator do Jornal A Verdade, apresentador e colaborador em programas esportivos da Rádio Clube Ararense e da Rádio Centenário. Desde de 2004 apresenta o programa Opinião do Meio Dia, na Rede Opinião de TV. Completando neste ano de 2018, 60 anos de atividade ininterrupta na imprensa ararense.

Filho de Frederico Harter e Johana Ella Willner Harter, ambos falecidos, Frtiz Harter é casado com a ararense Rosa Bonini Harter, há 39 anos e tem quatro filhos, Paulo Roberto, Luiz Vitor, Fábio Alberto e Ana Luiza e seis netos Felipe, João Guilherme, Izadora, Gabriela, Mônica e Bruna.  

 




Publicado em: 20 de julho de 2018

Publicado por: Diretoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Em razão da eleição suplementar

27 de setembro de 2018

A Câmara Municipal de Araras, retirou todas as notícias em razão da eleição suplementar, pois a lei não permite nenhuma divulgação de caráter informativo do Poder Público.

Leia Mais