Notícias



Solenidade em comemoração ao Dia da Consciência Negra é marcada por emoção na Câmara de Araras

O evento contou com um grande público na plateia do Plenário Bruno Moisés Batistela

Publicado por: Nilsinho Zanchetta – Diretor de Comunicação da CMA


O evento contou com um grande público na plateia do Plenário Bruno Moisés Batistela na noite da última quinta-feira (22). O presidente da Câmara Municipal de Araras em exercício, o vereador Carlos Alberto Jacovetti (REDE) presidiu a solenidade ao lado da vice-presidente Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), do secretário da Mesa em exercício, Eduardo Elias Dias (PHS) e do secretário da Habitação, Felipe Castro, que esteve representando o prefeito em exercício, Pedro Eliseu Sobrinho (DEM).

Personagens afrodescendentes, que se destacam por atuações em prol à comunidade ararense, se emocionaram ao receber a homenagem dos parlamentares. O evento faz parte do calendário oficial do Poder Legislativo, conforme resolução nº 8 de 7 de dezembro de 2010, de autoria do ex-vereador Valdemir Gomes – Mami -, que também esteve prestigiando à solenidade.  

O vereador Felipe Dezotti Beloto (PR) homenageou a colega vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande. “É uma honra homenagear a minha colega vereadora Anete Casagrande, que me conhece desde criança, me viu crescer no bairro São Benedito, nada mais justo que homenagear uma mulher que venceu na vida e tanto trabalha em prol da nossa cidade”, disse Beloto. Para a vereadora Anete Casagrande, receber a homenagem foi motivo de muito orgulho. “Eu não havia sido homenageada nesta data ainda, tenho muito orgulho de ser afrodescendente, por isso, estou muito feliz por receber esta homenagem de um amigo tão querido que vi crescer perto de minha casa, no bairro São Benedito”, disse a parlamentar.

A vereadora Anete Casagrande prestou homenagem ao empresário Marcio Adriano Afonso, que possui um lava-jato e um comércio de produtos de limpeza na região Leste. “O Marcio Afonso é muito querido na Zona Leste, é um moço esforçado, trabalhador e, sobretudo um colaborador da população apontando melhorias para o José Ometto e bairros vizinhos”, disse Anete. Marcio Afonso, conhecido como Neguinho, agradeceu a homenagem e disse que o segredo do sucesso é ser persistente. "Eu sempre vivi na zona Leste e tive oportunidade em seguir um caminho errado, mas nunca fiz isso, sempre pensei na minha mãe, por isso, corri atrás de meus objetivos e tive a honra de trabalhar por 11 anos na Nestlé e hoje sou proprietário dos meus negócios, é uma grande felicidade poder receber este reconhecimento aqui na Câmara”, comenta.

O vereador Jackson de Jesus entregou o diploma à psicopedagoga, Cinthya Cristina Gomes, que trabalha na revelação de jovens modelos negros. “A Cinthia é uma batalhadora pelo espaço do negro, sempre a acompanho nas redes sociais, por isso ela é merecedora dessa homenagem, o negro se ele for só bom, não basta, ele precisa ser ótimo para competir na nossa sociedade mesmo nos dias de hoje, então ainda convivemos com o preconceito”, discursa. Cinthya Gomes disse ser merecedora da homenagem por tudo que já sofreu na vida. “Estou aqui hoje porque eu mereço estar aqui, não só porque sou negra e sim por todo o meu sofrimento, por todas as minhas lutas, que não foram poucas, pelo meu esforço, pelo meu trabalho, por cada rasteira que sofri na vida por ter a pele negra, eu mereço estar aqui por ser inteligente e sempre ter buscado o meu melhor”, declara.

O vereador Rodrigo Soares (PHS) homenageou o compositor e professor de futebol Valdinei da Silva, conhecido como PretuNey, que desenvolve um projeto social na região Leste com a participação de 254 alunos na Sociedade Esportiva José Ometto. “O PretuNey é é um homem de caráter, dedicado e de conduta exemplar, onde realiza um trabalho social magnifico, levando esperança aos jovens moradores da zona Leste”, relata Rodrigo Soares. PretuNey agradeceu a homenagem e pediu para as pessoas não desistirem do sonho. “Ao acordar pela manhã não olhe o tamanho da escada que você terá que enfrentar, suba o primeiro degrau, só assim você conseguirá vencer, eu tenho sonho, nós temos sonhos, independentemente da cor da sua pele, vença e contribua com a sua comunidade”, discursa.

O vereador Romildo Benedito Borelli (PSD) – Baiano da Farmácia - indicou o professor de capoeira, Aparecido Vlademir Pedro, o Mestre Vlá, que pratica aula para mais de 130 alunos no Ginásio de Esportes Nelson Ruegger, Grena Nestlé, no Centro Comunitário do Narciso Gomes, no Jardim Tangará e no Condomínio Arnaldo Mazon. “É uma pessoa maravilhosa e um exemplo para todos nós, contribuindo para o nosso esporte, oferecendo aulas de capoeira em diversas regiões de nossa cidade”, disse Baiano. Para o Mestre Vlá, o esporte tem um papel importante na vida dos jovens. “É com muito esforço que batalhamos para desenvolvermos um trabalho bonito, oferecendo aula de música, instrumentos musicais, teatro e capoeira, esporte que conquista criança e estimula jovens e adultos”, disse.

O Secretário da Mesa Diretiva em exercício, o vereador Eduardo Elias Dias (PHS) entregou o diploma à funcionária pública e cozinheira aposentada Joana Valentina Geralda Cosmo. “É com muita honra que entrego essa homenagem à senhora Joana, que é uma pessoa batalhadora, guerreira e muito honrada”, declara. A homenageada Joana Cosmo não escondeu a felicidade. “Sinto-me muito feliz por receber essa tão nobre homenagem, dedico à minha família e que Deus abençoe a todos nós”, declara.

O presidente da Câmara Municipal em exercício, o vereador Carlos Alberto Jacovetti (REDE) prestou homenagem à senhora Rosa Maria Virgolina da Silva, que desde 1994 realiza projetos voluntários na região Leste, participa de congressos e seminários contra o racismo e já foi candidata a vereadora em Araras. “A senhora Rosa Maria possui um currículo invejável, faço votos que continue lutando e contribuindo com as pessoas que mais precisam, coloco-me a disposição, assim como toda a Câmara Municipal para contribuir no que for possível”, disse Jacovetti. Moradora na região Leste, Rosa Maria agradeceu a homenagem e fez um pedido. “Quando cheguei em Araras fui direto para a zona Leste e de lá nunca mais saí, lá construímos nossa história e espero deixar um legado para os meus filhos, espero que consiga um ponto para que eu possa vender meus acarajés”, discursa.

O vereador Marcelo de Oliveira também fez uso da palavra e parabenizou todos os homenageados. “Quero cumprimentar todos que estão sendo homenageados nesta linda solenidade, não quis homenagear uma pessoa especificamente porque gostaria de homenagear a todos que aqui estão, pois, são pessoas que fazem parte da nossa história e das nossas raízes”, finaliza.  

No Brasil, o ‘Dia da Consciência Negra’ é celebrado sempre no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, personagem histórico, considerado o verdadeiro símbolo da resistência à escravidão no Brasil. Araras também faz parte desta história, afinal, foi a primeira cidade do estado de São Paulo a romper os grilhões de seus escravos, issono dia 8 de abril de 1888, antes mesmo da assinatura da Lei Aurea pela Princesa Isabel, que ocorreu somente no mês seguinte daquele ano, no dia 13 de maio.

 

 


Publicado em: 23 de novembro de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Lei antiaborto é aprovada em Araras

27 de março de 2024

Foi aprovado durante a 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 126/2023, de autoria dos vereadores Rodrigo Soares (MDB) e Márcio Tonissi (Rede Sustentabilidade). Assim, fica ins...



Câmara realiza 1ª Sessão Extraordinária do ano

27 de março de 2024

Após a realização da 8ª Sessão Ordinária, nesta segunda-feira (25), a presidente da Casa, a vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini, convocou os vereadores para a 1ª Sessão Extraordinária de 2024....



Escola Legislativa abre inscrições para Oficina de Libras

27 de março de 2024

A Câmara Municipal de Araras, por meio da Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, realizará a segunda parte da Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ministrada por Jadson...



Câmara comemora 153 anos da emancipação de Araras

27 de março de 2024

Foi realizado na tarde da última segunda-feira (25) o ato cívico em comemoração aos 153 anos da emancipação político-administrativa da cidade de Araras, no átrio “Presidente Vereador Pedro Pessoto...



Câmara sedia palestra sobre atitudes proibidas em ano eleitoral

22 de março de 2024

Sob organização da Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” e com apoio da AUDIPAM, foi realizada na tarde da última quinta-feira (21) a palestra “Condutas vedadas em ano el...



Câmara Mirim recebe Lions Clube na 4ª Sessão Ordinária

22 de março de 2024

A Câmara Mirim, vinculada à Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, realizou a sua 4ª Sessão Ordinária, na noite desta quarta-feira (20). Como presidente, Yasmin Rodrigues...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!