Notícias



Comunidade Negra foi tema da Tribuna Livre



Publicado por: Imprensa


A Tribuna Livre da sessão camarária desta semana foi usada para falar sobre os projetos prioritários para a comunidade negra de Araras. A oradora foi Neuza Maria Pereira Lima, presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
“Há 14 anos estamos numa luta para mostrar para Araras o que é esse movimento”, falou ela anunciando na seqüência uma conquista: a criação de um museu do negro na Fazenda Santa Escolástica, hoje de propriedade da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – Campus de Araras.
Num resgate histórico sobre a discriminação racial, Neuza lembrou que a Constituição de 1988 foi promulgada amparando as minorias e não apenas os negros. “Mas de nada adianta esse documento se até mesmo as Declaração dos Diretos Humanos não é respeitada”, emendou.
Em sua fala sobre a realidade local, a líder do movimento negro apontou falhas quando o assunto é empregabilidade. “O Poder Público é justo com a gente, mas no geral o mercado de trabalho em Araras é excludente”, concluiu.
 
Diversidade étnico-racial
A Câmara de Araras, também na sessão desta segunda-feira, não aprovou o veto do Executivo Municipal contra o Projeto de Lei, de autoria do vereador Breno Cortella (PT) que dispõe sobre a obrigatoriedade de observação da diversidade étnico-racial para as publicidades da administração direta e indireta do município de Araras.
Com isso, o Projeto de Lei vai ser sancionado pela Mesa Diretora da Câmara de Araras. Na prática, a lei vai obrigar que nas publicidades da Prefeitura de Araras com fotos, figuras e representações humanas sejam observadas a presença de negros, amarelos, indígenas e brancos nas porcentagens obtidas no censo do IBGE em Araras.
A lei estabelece algumas proporções para sua aplicação:
a) população branca: 82%, no máximo;
b) população negra (preta e parda): 17%, no mínimo;
c) população amarela e indígena: 1%, no mínimo.
De acordo com o vereador Breno Cortella, os mais diversos documentos legais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição da República Federativa do Brasil, proclamam a garantia e a promoção dos direitos humanos. visando proporcionar as cidadãos e às cidadãs condições de vida compatíveis com a dignidade humana, a justiça social e o bem comum.


Publicado em: 01 de agosto de 2006

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...



Câmara autoriza doação de terras para a duplicação da Rodovia Wilson Finardi

23 de abril de 2024

Durante a 12ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (22), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 43/2024, que autoriza a doação de áreas de terra ao Departamento de Estradas de Rodagem do Esta...



Aplicação das provas do processo seletivo de estágio ocorreu domingo

22 de abril de 2024

Na manhã do último domingo (21), ocorreu a aplicação das provas do Processo Seletivo de Estágio da Câmara Municipal de Araras, na Escola Estadual Dr. Cesário Coimbra. O gabarito oficial da prova p...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!