Brasão

 

Projetado por Enzo Silveira e instituído na gestão Hermínio Ometto, em 13 de julho de 1953, o Brasão de Araras, representa, por seus desenhos, um pouco da história das cidades.

Escudo: referência direta às origens portuguesas. O formato arredondado também é uma herança dos colonizadores do Brasil.

Campo do Escudo: A cor vermelha representa a libertação, a tenacidade, a audácia e a combatividade. O azul, por sua vez, remete a idéia de lealdade, serenidade e glória

Coroa do Brasão: Evoca os dois fundadores da cidade: Bento de Lacerda Guimarães (Barão de Araras) e José de Lacerda Guimarães (Barão de Arary)

Sol: Representa a libertação pioneira dos escravos de Araras, em 8 de abril de 1888.

Faixa: A cor prata simboliza os rios, em especial, o Ribeirão das Araras.

Coroa Mural: Composta por três torres, lembra a cidade fortalecida e preparada para vencer seus inimigos, além de trazer a idéia de riqueza também.

Escudete: Sobre a cora mural, vê-se uma flor de liz, que representa Nossa Senhora da Conceição do Patrocínio, padroeira da cidade, e também a fé dos ararenses.

Feixe de Canas: Referência a fertilidade do solo de Araras e do cultivo de cana-de-açúcar, principal cultura da cidade.

Ramo de Café: Simboliza a lavoura cafeeira do município, bem como a importância desse produto na economia do Brasil.

Listel: Outra presença prateada no Brasão de Araras. Representa a pureza dos sentimentos do povo, disposto a colaborar com a grandiosidade do país. Ainda faz referência a fatos marcantes na história da cidade como as campanhas abolicionistas, republicanas e constitucionalistas.

Legenda: "Pelo bem da Pátria" é o lema e o pensamento vivo dos ararenses, que tanto elevaram o nome de nossa Pátria.




Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!