Recursos de Acessibilidade Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste SIC
Câmara Municipal de Araras
Araras, 26 de abril de 2018Fone/fax: (19) 3543-3300

Anete Monteiro dos Santos Casagrande

29/04/2009 às 12:55
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande - Profª. Anete

 

 

Partido: PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira

Aniversário: 17 de junho de 1962

Natural: Araras - SP

Profissão: Professora

Comissão: Comissão de Obras, Serviços Públicos,Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude, Agricultura, Meio Ambiente e Legislação Participativa (Vice-presidente)

 

 

Mandatos:

De 06/11 a 06/12/2006, foi suplente do vereador Ricardo Franco.

De 10/08 a 31/08/2009, foi suplente do vereador Irineu Norival Marreto.

De 01/01/2013 a 31/12/2016, foi vereadora da 16ª Legislatura da Câmara Municipal de Araras.

Em 2017 foi reeleita vereadora pelo PSDB de Araras, obtendo 2.008 votos.

 

E-mail: anete@araras.sp.leg.br

 

 

Assessora: Gabriela Grigoletto

Chefe de Gabinete: Thiago Marquezin

 

 

CONHEÇA A PROFª. ANETE

Anete Monteiro dos Santos Casagrande nasceu em Araras-SP, em 17 de junho de 1962. Filha de Odair Monteiro dos Santos e Maria Magdalena Cruz Monteiro dos Santos, possui seis irmãos: Elizabeth, Rachel, Rosely, Haydée, Pérola e Odair Júnior.

Nasceu e cresceu na Rua Ferdinando Delamain, no bairro São Benedito, também conhecido pelos mais antigos moradores ararenses como “Vila São Luiz”. Morou na mesma casa até os 26 anos.

Filha de pai militar e mãe dona de casa, teve um aprendizado simples, do qual guarda belas recordações da sua infância. “Convivo desde muito cedo com a prática do trabalho sério e do respeito à sociedade. É com base nesses pilares que procuro desenvolver minha atividade profissional e política”, afirma Anete.

Boa parte das lutas que Anete trava hoje vêm desde a infância. Alguns preconceitos que ela combate, por meio da sua atuação, foram encarados quando ainda pequena. Foi na infância também que a vereadora manifestou sua liderança. Suas irmãs lembram que ela sempre foi escolhida líder das turmas, que era questionadora e não se convencia com respostas simplistas.

Estudou o pré-primário na Escola Estadual “Ignácio Zurita Jr”, lembrando-se com carinho da primeira professora, Senhora Nadir Rodini Vanzetti. Cursou o ginasial na Escola Estadual “Dr. Cesário Coimbra” e, posteriormente, o ensino técnico no “Colégio Canossianas”. Concluiu também o curso técnico em enfermagem.

É casada desde 1988 com o empresário Cláudio Casagrande e mãe de três filhos: Ana Júlia, Pedro Paulo e Cláudio Júnior.

 

UMA VIDA DEDICADA À EDUCAÇÃO

Anete é pedagoga, com habilitação em portadores de necessidades especiais, pelo Centro de Estudos Superiores do Carmo, da cidade litorânea de Santos-SP. É também graduada em História pelo Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.

Após mais de 28 anos nas salas de aula do ensino público estadual, Anete se aposentou em abril de 2015. Relembra o início de sua carreira como professora no ano de 1987 na Escola Estadual “Professora Yolanda Salles Cabianca”, tendo passado pelas Escolas “Francisco Graziano”, “Antonio Alves Cavalheiro” (Engenheiro Coelho), “Ignácio Zurita Júnior”, “Lions Clube” e “Vicente Casale Padovani” até ingressar na Escola Estadual “Senador César Lacerda de Vergueiro”, onde trabalhava até fechar mais um ciclo de sua vida.

Há nove anos, é professora substituta efetiva da rede pública municipal de educação, lecionando no Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE "Ettore Zuntini", na Emeief “Lions Clube”, dentre outras unidades de ensino municipais. Atualmente está licenciada de seu cargo para exercer em tempo integral a função de vereadora de Araras.

 

ANETE E A POLÍTICA

Dona de personalidade forte, Anete construiu sua militância e trajetória política em pilares sólidos e que, com o passar dos anos, ganham cada vez mais vigor, mostrando aquele que é o seu traço mais forte, ou seja: a liderança. E não se pode pensar em liderança sem articulação, diálogo e interlocução, resultando em uma mulher dinâmica e firme em seus princípios.

No ano 2000, encarou a sua primeira eleição, concorrendo para o cargo de vereadora da cidade de Araras. Obteve 355 votos e a experiência necessária para a vida pública.

Anete não desistiu. Em 2004, disputou sua segunda eleição e alcançou a marca de 661 votos. Em 2006, após licença do vereador Ricardo Franco, assumiu pela primeira vez uma cadeira no legislativo ararense pelo período de 30 dias, na condição de suplente.

Passados quatro anos, no ano de 2008, disputou a sua terceira eleição para a Câmara de Araras. Embora tenha recebido 1.025 votos, novamente não conseguiu ser eleita. No entanto, com a licença do vereador Irineu Norival Marreto em agosto de 2009, assumiu pela segunda vez a vaga de suplente, desta vez pelo período de 21 dias.

Já em 2012, Anete foi a sétima vereadora mais votada e eleita com 1.522 votos, cumprindo, pela primeira vez, o mandato eletivo de quatro anos em toda a sua plenitude, entre 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016.

Em 2016, após a construção de um mandato baseado nos pilares da transparência e da representatividade, com total reconhecimento do seu trabalho pela população, Anete foi reeleita como a quarta vereadora mais votada, com 2.008 votos.

Nas eleições da Mesa Diretora da Câmara, realizadas no dia 1º de janeiro de 2017, a vereadora destacou-se novamente ao ser eleita primeira secretária da Mesa Diretiva para o biênio de 2017-2018.

"Agradeço aos que confiaram em mim a oportunidade de seguir construindo um mandato de luta e profundo compromisso com o povo", declara a vereadora.

 

Com informações da assessoria do gabinete da vereadora.

 

 

Voltar
Enviar por e-mail
Imprimir
Comunicar erro
Eventos
Enviar e-mail para amigo
X



Complete o nome do site:
Municipal de Araras
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Complete o nome do site:
Municipal de Araras