Ocorreu na noite de quarta-feira (2) a primeira aula do curso "Libras - o idioma da inclusão: quebrando preconceitos e paradigmas", promovido pela Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” da Câmara Municipal de Araras.
No total, 40 alunos estiveram presentes no curso, que é introdutório, ou seja, que vai trazer o ensino básico da Libras (Língua Brasileira de Sinais) aos estudantes.
O presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Soares (MDB), parabenizou a Escola Legislativa pela realização do curso e ressaltou que este é um investimento de cunho social, “para atender a uma demanda pelo ensino de Libras na cidade de Araras”. Neste sentido, ele e a vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD), que também compareceu ao curso, pediram aos inscritos que não deixem de frequentar as aulas.
A professora Gislaine Luperini, que é a facilitadora do curso, explicou características básicas da Libras, desmentiu estigmas sobre as pessoas surdas e ressaltou que a Libras é uma língua visoespacial, ou seja, que utiliza a visão e o espaço para transmitir informações por meio de gestos, informações faciais e corporais, sendo estas muito importantes para uma comunicação bem-sucedida entre surdos e não-surdos.
Logo após, ensinou as letras do alfabeto e os números em Libras e, como exercício prático, cada aluno se apresentou rapidamente já pela língua de sinais.
A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida e oficializada como segunda língua oficial do Brasil por meio da Lei nº 10.436/2002 e regulamentada pelo Decreto nº 5.626/2006. Apesar disso, a professora afirmou que ainda falta muito para o idioma ser reconhecido e respeitado no país.
Vale destacar que o curso introdutório de Libras terá duração de 20 semanas e tem carga horária total de 40 horas. Os participantes que tiverem frequência mínima de 75% nas aulas receberão certificado.
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 03/07/2025 13:35:59
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA