Na manhã de quinta-feira (31), a Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” e a Procuradoria da Criança e do Adolescente, da Câmara Municipal de Araras, estiveram presentes na Escola Estadual Cesário Coimbra, de Araras. Alunos do 1º ano do ensino médio (turmas A, B, C, D e E) acompanharam uma palestra sobre os males do cigarro eletrônico, também conhecido como vape.
Os procuradores da criança e do adolescente, os vereadores Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), vice-presidente da Câmara; Lúcio Bitencourt de Andrade – Casa Bela (Podemos), primeiro secretário; e Rosa Scanavini (PRD), procuradora especial da mulher; conversaram com alunos sobre o tema e alertaram sobre os riscos associados ao uso dos vapes, que tem crescido entre jovens e adolescentes no Brasil.
O vereador Lúcio, por exemplo, citou que, apesar de parecer um dispositivo inofensivo, o cigarro eletrônico pode provocar crises de ansiedade, aumento da pressão arterial, danos cerebrais e até levar à morte.
Durante a palestra foram mostrados vídeos de conscientização quanto aos perigos do uso indiscriminado dos cigarros eletrônicos, como os malefícios à saúde e a maior probabilidade de dependência de nicotina (tabagismo), que é a principal substância presente nos cigarros em geral.
Além disso, a equipe do Anjos da Guarda de Araras, projeto da Guarda Civil Municipal (GCM), também conversou com os estudantes sobre o assunto. A agente Érika Yamaguti destacou que os vapes já são usados no Brasil há muito tempo, mas ficaram populares nos últimos anos.
Reportagem divulgada pelo G1 mostra que o uso dos cigarros eletrônicos por adolescentes aumenta o risco de tabagismo em 30 vezes, de acordo com estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 31/07/2025 17:07:19
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA