Na manhã de sexta-feira (26), a Câmara Municipal de Araras foi sede do evento “Rota da Cana”. Na ocasião, foram ministradas palestras sobre diversos assuntos relacionados à cultura da cana-de açúcar, a um público composto por pessoas e autoridades de mais de 15 cidades do Estado de São Paulo.
Compareceram ao evento vereadores de outros municípios, secretários de Meio Ambiente, secretários de Turismo, prefeitos e presidentes de Câmaras. Representando a Câmara Municipal de Araras, estiveram presentes, além do presidente Rodrigo Soares (MDB), os vereadores Fábio Domingues (Republicanos), Lúcio Bitencourt de Andrade – Casa Bela (Podemos), Ana Júlia Casagrande (PSD), Mário Corochel Neto – Bonezinho (PP), Marluce Natalia de Goes Lima (PL) e Rosa Maria Scanavini (PRD).
A Mesa Diretora foi composta pelo presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Soares (MDB); a secretária municipal de Turismo, Anete Monteiro dos Santos Casagrande, que representou o prefeito Irineu Norival Maretto (PSD); a vice-prefeita de Rio Claro, Maria do Carmo Guilherme; o diretor de convênios do Estado de São Paulo e ex-prefeito de Limeira, Mário Botion; e o professor e coordenador do projeto Rota da Cana, Antônio Martinho Marchiori.
O “Rota da Cana” tem como objetivo fomentar o turismo cultural, rural, gastronômico e histórico nos municípios com tradição produtiva e cultural ligada à cana-de-açúcar, no Estado de São Paulo.
Parcerias
O “Rota da Cana” foi um evento realizado com o apoio de diversos parceiros como a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a Escola Estadual “Cesarino Borba”, de Iracemápolis, as Prefeituras de Iracemápolis e Rio Claro, e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Além destes, a Usina São João de Araras e a empresa Rei da Garapa forneceram alimentos e cederam funcionários para trabalharem no “Rota da Cana”.
O evento também teve a participação do cantor sertanejo Kiko Villanova, que fez uma apresentação cultural gratuita.
Palestras
A primeira palestra foi ministrada pelo professor Martinho, que falou sobre a trajetória do “Rota da Cana”, criado pelo Projeto de Lei nº 509/2025, atualmente em tramitação na Alesp.
Logo após, a gerente de Patrimônio, Meio Ambiente e Expansão de Cana da Usina São João, Flávia Costa, ministrou palestra sobre a história da cana-de-açúcar e uma apresentação institucional sobre o trabalho realizado pela usina.
O professor da Universidade Federal de São Carlos, Hermann Hoffmann, comentou sobre os processos que envolvem a cana-de-açúcar na UFSCar.
A pesquisadora da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e membro da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Simone Oliveira, falou posteriormente sobre a criação de suínos geneticamente modificados para transplante em humanos e tratamento de resíduos de criação de suínos como biofertilizante para cana-de-açúcar.
Como encerramento, a também pesquisadora da Apta, Raquel Nakazato, falou sobre a rota da cachaça no Estado de São Paulo.
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 26/09/2025 14:58:26
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA