Notícias

Camara/Escola



Comunidade surda é assunto abordado na Tribuna Livre

Também na 35ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara Municipal receberam a oradora Fernanda Theodoro, acompanhada da intérprete de Libras Gislaine Luperini, que falou sobre o tema “Comunidade surda”.

Fernanda contou que enfrentou muitas dificuldades em sua vida como pessoa surda, devido a barreiras de comunicação e criticou a falta de acessibilidade na cidade de Araras. Acessibilidade é a condição para que pessoas com deficiência utilizem, com autonomia, todos os serviços e produtos disponíveis na sociedade.

“Aqui em Araras falta muita acessibilidade, não há intérprete de Libras, não há fonoaudiólogos, enfim, há muitos problemas para a comunidade surda”, aponta.

A oradora destacou a importância de ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) às crianças surdas, para que elas possam desenvolver as suas habilidades de comunicação. Para isso, sugeriu que o município invista em uma escola de educação bilíngue para surdos, em que a Libras seja a língua principal para os estudantes.

Os vereadores reforçaram o que foi falado por Fernanda, que recebia a tradução simultânea, em Libras, do conteúdo falado em português pelos ouvintes.

O presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Soares (MDB), ressaltou que a Câmara Municipal tem feito a sua parte para promover a inclusão no município de Araras, por meio do curso de Libras para iniciantes, que é ofertado gratuitamente à comunidade pela Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” desde julho de 2025.

A fala completa da oradora Fernanda Theodoro está disponível no YouTube da Câmara Municipal de Araras, por meio do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=uFgf9bKsVKU

 

Guilherme Hansen

Jornalista/CMA

Visualize fotos




Publicado em: 29/09/2025 21:13:09

Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA