A Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” realizou, na tarde de terça-feira (11), treinamento de primeiros socorros com educadores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Terezinha Pires Barbosa Ulson. No total, 28 profissionais, entre professores e gestores escolares, receberam treinamento para lidar com situações como engasgos no ambiente escolar.
A ministrante da capacitação foi a enfermeira Daniela Alonso. Ela atualizou os educadores sobre as mudanças recentes nas manobras de salvamento em caso de engasgo, incluindo a forma de agir em casos de engasgo com obstrução das vias aéreas, tanto em bebês quanto em adultos conscientes.
Logo após a explicação teórica, os participantes da capacitação realizaram manobras práticas de salvamento em bonecos simulando um bebê, uma criança e um adulto, para saberem como agir em situações de engasgo com algum aluno ou funcionário da escola.
O treinamento de primeiros socorros para educadores e funcionários de escolas públicas e privadas, de educação infantil e básica, tornou-se obrigatório após a publicação da Lei Lucas (Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018). A lei recebe esse nome em memória de Lucas Begalli, um menino que morreu de asfixia durante um passeio escolar.
A Escola Legislativa segue com sua missão de capacitar a comunidade com cursos e capacitações sobre temas de utilidade pública.
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 12/11/2025 13:32:49
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA